
Newsletter
Pesquisa

Foi esta terça-feira concretizada a entrada do grupo italiano MFE – Media For Europe como acionista do Grupo Impresa.
Após a aprovação da operação pela CMVM, a empresa italiana subscreveu novas ações da Impresa, o que levou a que passasse a deter uma posição acionista de 32,934% no capital social do Grupo.
O comunicado enviado às redações refere que o controlo efetivo da Impresa e das suas subsidiárias continuará a ser exercido pela Impreger, que agora detém 33,738% do capital da sociedade. A acionista maioritária da Impreger é a Balseger, por sua vez detida em partes iguais pelos cinco filhos de Francisco Pinto Balsemão.
“Esta operação permitirá à dona da SIC e do Expresso ter um parceiro internacional, sólido e do setor dos media, com ambições de crescimento pan-europeu e com a mesma paixão pela comunicação social” – lê-se na mesma nota.
Depois desta formalização, o Conselho de Administração da Impresa passa a ter nove membros: seis designados pela Impreger e três nomeados pela MFE.
Representam a Impreger no Conselho de Administração: Francisco Pedro Balsemão passa a acumular as funções de CEO da Impresa com as de Chairman; Pedro Barreto mantém-se como vice-presidente do grupo e torna-se membro da Comissão de Auditoria; Filipa Mendes mantém-se como presidente da Comissão de Auditoria e Luísa Anacoreta Correia permanece temporariamente como vogal do Conselho de Administração, cessando as suas funções na Comissão de Auditoria (será, entretanto, substituída)Juntam-se ainda ao Conselho de Administração, como vogais, Ricardo Costa, atualmente administrador das subsidiárias do Grupo e Ana Sengo Costa, atual Diretora de Produção e Distribuição na Impresa.
Propostos pela MFE, entram para o Conselho de Administração da Impresa, como administradores não executivos, Michele Giraudo e Massimiliano Ventimiglia. Massimo Musolino junta-se como membro não executivo do Conselho de Administração e da Comissão de Auditoria.
Luísa Anacoreta Correia e Catarina Duff Burnay deixam de exercer os seus cargos de administradoras e membros da Comissão de Auditoria. Francisco Maria Balsemão cessa igualmente as suas funções no Conselho de Administração, mas mantém-se na esfera do Grupo enquanto administrador e representante da Impreger na relação com a Impresa e, portanto, com a MFE.
“Hoje é um dia histórico para a Impresa. A MFE é um grupo de media líder na Europa, com quem partilhamos uma visão de futuro baseada no crescimento das receitas, na proximidade aos espectadores e na inovação. Juntos, desenvolveremos novas áreas de negócio e fortaleceremos as nossas operações, sempre sustentados na qualidade, liberdade e independência e pela ligação única ao público português”, afirma Francisco Pedro Balsemão, Chairman e CEO da Impresa.
“Esta transação marca o que as partes esperam que seja o início de uma parceria estreita e colaborativa entre a Impresa e a MFE, baseada numa visão comum da indústria e num compromisso genuíno com a criação de valor a longo prazo para os seus stakeholders, com um foco partilhado no crescimento no setor pan-europeu do entretenimento e dos meios de comunicação social. O envolvimento contínuo da família Balsemão será fundamental para impulsionar a direção estratégica da Impresa e enfrentar os desafios que se avizinham”, sublinha a MFE em comunicado.
A MFE entrou no capital da Impresa através de um aumento de capital de 17,325 milhões de euros, subscrevendo 82,5 milhões de ações a 21 cêntimos cada. Desta forma, a Impresa passa a ter um capital social de 101,325 milhões de euros, repartido entre Impreger (33,738%), MFE (32,934%) e outros acionistas (33,328%).Pelo acordo parassocial, a Impreger mantém o controlo da empresa, incluindo a nomeação da maioria do Conselho de Administração e do CEO.
Artigos Relacionados
fechar

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.