Identidade do UEFA EURO 2028 desenvolvida em Portugal pela VML Branding

Pesquisa

EURO 2028
Identidade do UEFA EURO 2028 desenvolvida em Portugal pela VML Branding
21 de Novembro de 2025
Identidade do UEFA EURO 2028 desenvolvida em Portugal pela VML Branding
Identidade do UEFA EURO 2028 desenvolvida em Portugal pela VML Branding
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Identidade do UEFA EURO 2028 desenvolvida em Portugal pela VML Branding
Em destaque
00 Artigo - Lateral texto00 Artigo - Lateral texto
Continuar a ler depois do destaque
Em destaque
00 Artigo - Horizontal topo texto00 Artigo - Horizontal topo texto

A marca do UEFA EURO 2028 foi revelada no dia 12 de novembro, às 20h28, em Picadilly Circus, Londres, uma das cidades que vai receber o torneio, que vai decorrer entre 9 de junho e 9 de julho de 2028. Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda serão os países anfitriões dos 51 jogos do torneio.


A identidade visual do UEFA EURO 2028 celebra o que torna o futebol especial: emoção, união e a alegria da experiência partilhada.  Com o icónico Troféu Henri Delauny em destaque, o design dinâmico capta o espírito festivo e a conexão, que ganha vida através de cores vibrantes inspiradas nos países anfitriões.


A VML Branding desenvolveu toda a identidade visual, que nasceu a partir da ideia “nenhum fã está sozinho” quando assiste a um jogo de futebol, em alusão ao poema inglês, do séc. XVII, “No Man is an Island”. A partir daí, foi explorada a ideia do futebol enquanto linguagem universal, sendo a identidade inspirada pelo poder dos gritos e cânticos dos fãs durante um jogo e como são essenciais num torneio como o UEFA EURO. A marca joga com as diferenças entre as línguas, mas que se unem e partilham um espaço comum: o estádio de futebol.


Hélder Pombinho, diretor criativo responsável pelo projeto destaca: “A nossa inspiração para o UEFA EURO 2028 veio da certeza de que 'nenhum fã está sozinho'. Transformámos a emoção e a energia dos cânticos numa identidade visual vibrante, uma linguagem universal que une todos os apaixonados pelo futebol, celebrando o poder da sua voz coletiva”.


Depois de já ter desenvolvido as identidades visuais do UEFA EURO 2024 e UEFA EURO 2020, e da UEFA Nations League (masculina e feminina), a agência de branding portuguesa voltou a ser escolhida pela UEFA para desenvolver a marca do próximo Europeu de Futebol.


A história da marca é contada através de um vídeo de apresentação, em que se celebra a ideia de união das várias línguas e festejos, mostrando que cada voz se torna ainda mais poderosa quando reage em grupo. As cores vibrantes e energia contagiante pretendem a reforçar a ideia do poder que os fãs têm no torneio. Para mostrar que, seja qual for a língua, todos reagem da mesma forma durante um jogo, seja nos festejos ou nos momentos de tristeza, foram criados alfabetos para a fonte da marca para que pudesse funcionar com as línguas próprias de cada uma das 55 associações nacionais que fazem parte da UEFA.


"É um orgulho para a VML Branding voltar a colaborar com a UEFA, traduzindo a poderosa mensagem 'We all speak football' numa marca memorável. Esta identidade visual reforça a capacidade única do futebol de transcender culturas e línguas, conectando milhões e celebrando a união global em torno da paixão partilhada pelo jogo", finalizaPedro Gonzalez, o Diretor-geral da VML Branding.

Em destaque
01 Artigo - Horizontal Final do artigo01 Artigo - Horizontal Final do artigo

Artigos Relacionados

fechar

Identidade do UEFA EURO 2028 desenvolvida em Portugal pela VML Branding

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Identidade do UEFA EURO 2028 desenvolvida em Portugal pela VML Branding

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile