
Newsletter
Pesquisa

A marca do UEFA EURO 2028 foi revelada no dia 12 de novembro, às 20h28, em Picadilly Circus, Londres, uma das cidades que vai receber o torneio, que vai decorrer entre 9 de junho e 9 de julho de 2028. Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda serão os países anfitriões dos 51 jogos do torneio.
A identidade visual do UEFA EURO 2028 celebra o que torna o futebol especial: emoção, união e a alegria da experiência partilhada. Com o icónico Troféu Henri Delauny em destaque, o design dinâmico capta o espírito festivo e a conexão, que ganha vida através de cores vibrantes inspiradas nos países anfitriões.
A VML Branding desenvolveu toda a identidade visual, que nasceu a partir da ideia “nenhum fã está sozinho” quando assiste a um jogo de futebol, em alusão ao poema inglês, do séc. XVII, “No Man is an Island”. A partir daí, foi explorada a ideia do futebol enquanto linguagem universal, sendo a identidade inspirada pelo poder dos gritos e cânticos dos fãs durante um jogo e como são essenciais num torneio como o UEFA EURO. A marca joga com as diferenças entre as línguas, mas que se unem e partilham um espaço comum: o estádio de futebol.
Hélder Pombinho, diretor criativo responsável pelo projeto destaca: “A nossa inspiração para o UEFA EURO 2028 veio da certeza de que 'nenhum fã está sozinho'. Transformámos a emoção e a energia dos cânticos numa identidade visual vibrante, uma linguagem universal que une todos os apaixonados pelo futebol, celebrando o poder da sua voz coletiva”.
Depois de já ter desenvolvido as identidades visuais do UEFA EURO 2024 e UEFA EURO 2020, e da UEFA Nations League (masculina e feminina), a agência de branding portuguesa voltou a ser escolhida pela UEFA para desenvolver a marca do próximo Europeu de Futebol.
A história da marca é contada através de um vídeo de apresentação, em que se celebra a ideia de união das várias línguas e festejos, mostrando que cada voz se torna ainda mais poderosa quando reage em grupo. As cores vibrantes e energia contagiante pretendem a reforçar a ideia do poder que os fãs têm no torneio. Para mostrar que, seja qual for a língua, todos reagem da mesma forma durante um jogo, seja nos festejos ou nos momentos de tristeza, foram criados alfabetos para a fonte da marca para que pudesse funcionar com as línguas próprias de cada uma das 55 associações nacionais que fazem parte da UEFA.
"É um orgulho para a VML Branding voltar a colaborar com a UEFA, traduzindo a poderosa mensagem 'We all speak football' numa marca memorável. Esta identidade visual reforça a capacidade única do futebol de transcender culturas e línguas, conectando milhões e celebrando a união global em torno da paixão partilhada pelo jogo", finalizaPedro Gonzalez, o Diretor-geral da VML Branding.
Artigos Relacionados
fechar

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.