IA nas compras: consumidores confiam, mas hesitam em delegar decisões

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IA nas compras: consumidores confiam, mas hesitam em delegar decisões
27 de Outubro de 2025
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Quase três quartos dos consumidores a nível global utilizam inteligência artificial (IA) nas suas jornadas de compra, mas apenas uma pequena parte se sente confortável em deixar que agentes autónomos de IA realizem as compras por completo, revela um estudo da Riskified.


A investigação, realizada com mais de 5.000 consumidores, indica que apenas 13% já permitiram que uma IA concluísse uma compra depois de os ter guiado a um site. Contudo, 70% afirmam sentir-se pelo menos moderadamente confortáveis com a ideia de que um agente de IA possa efectuar compras em seu nome.


Ao que refere o estudo, noticiado pela Grocery Dive, entre os principais receios em relação às compras autónomas por IA incluem a segurança dos pagamentos, preocupações com privacidade, potenciais erros e a perda de controlo, refere o estudo.


Julie Geller, diretora principal de investigação do Info-Tech Research Group, explica: “A maior barreira é psicológica, não técnica. Até que a IA consiga explicar porque tomou uma decisão, mostrar que aprende de forma ética e provar que não se desvia do objetivo, as pessoas vão mantê-la apenas em modo consultivo. A confiança vai crescer gradualmente, uma decisão transparente e bem gerida de cada vez”.


Segundo a Riskified, 36% dos consumidores confiam na IA para influenciar as suas compras, comparados com 38% que dependem de assistentes nas lojas. Entre os principais usos de assistentes de IA, como o ChatGPT, destacam-se ideias de produtos, resumos de avaliações e comparação de preços.


Jeff Otto, diretor de marketing da Riskified, alerta para outro obstáculo à adoção de agentes de IA: “Quando um agente de IA realiza uma compra, quem é responsável se ocorrer uma disputa, mesmo que o consumidor nunca tenha visitado o site do comerciante?”


Geller acrescenta que a transparência e a responsabilização são essenciais para conquistar a confiança dos consumidores: “A confiança cresce quando as marcas assumem o risco inicial, não quando os consumidores o pagam em tentativa e erro”.


Apesar das reservas, cerca de 3 em cada 5 consumidores planeiam utilizar ferramentas de IA para compras de presentes este ano, mostrando que a tecnologia está cada vez mais integrada nas decisões de compra, embora ainda seja vista como um instrumento de apoio, e não como substituto total do consumidor.


De notar que a Riskified é uma empresa especializada em comércio eletrónico e prevenção de fraude online, sediada em Nova Iorque, EUA. Através de soluções baseadas em inteligência artificial e análise de dados, ajuda retalhistas a aprovar transações legítimas, detetar fraudes e aumentar a conversão de vendas, assumindo a responsabilidade financeira pelas transações aprovadas que se revelem fraudulentas.

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