Newsletter
Pesquisa
O coronavírus é atualmente um dos temas mais mediáticos a nível mundial, sendo motivo de preocupação para milhares de pessoas. Mas, de acordo com a revista Wired, antes mesmo da divulgação dos primeiros casos pelo governo chinês, um sistema de inteligência artificial alertou para a existência do vírus na cidade de Wuhan.
O algoritmo, desenvolvido pela BlueDot, uma startup do Canadá especializada em monitorizar a propagação de doenças infeciosas, já tinha descoberto o surto de coronavírus, tendo inclusivamente notificado os seus clientes.
Nesse exato dia (31 de dezembro), a Organização Mundial de Saúde emitiu o primeiro alerta sobre a doença, depois das autoridades chinesas divulgarem a existência de 27 casos de pessoas infetadas com o vírus.
Este sistema prevê a propagação do vírus através da recolha e análise de informações de notícias publicadas em sites e jornais em mais de 30 idiomas. O algoritmo consegue, desta forma, fazer relatórios para diferentes organizações oficiais.
Além disso, o sistema analisa quantos voos diários existem da cidade de origem do vírus para o resto das cidades do mundo, o que permite prever em que outras áreas do mundo os seguintes casos poderão ocorrer. É por isso que este sistema de inteligência artificial conseguiu prever corretamente que o vírus iria surgir posteriormente em Bangkok, Seul, Taipei e Tóquio.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.