
Newsletter
Pesquisa

A Capgemini acaba de divulgar o relatório “TechnoVision Top 5 Tech Trends to Watch in 2026”, identificando as tecnologias que deverão ter maior impacto no próximo ano.
De acordo com a consultora, a Inteligência Artificial (IA) continua a liderar a transformação digital, mas a sua influência estende-se agora ao desenvolvimento de software, às arquiteturas cloud, às operações empresariais e à soberania tecnológica.
Segundo Pascal Brier, Chief Innovation Officer da Capgemini, “em 2026 prevemos que a fase de experimentação da IA irá terminar e daremos início a um novo ciclo pautado pela maturidade destas tecnologias. A IA converter-se-á na espinha dorsal das arquiteturas empresariais, transformará o ciclo de vida do desenvolvimento do software e redefinirá o consumo da cloud”, lê-se num comunicado enviado às redações.
No próximo ano, a IA deixará de ser considerada uma moda e passará a integrar de forma transversal todos os processos empresariais, exigindo provas de impacto concretas e investimentos estratégicos em dados e infraestruturas.
A tecnologia será cada vez mais utilizada para criar e manter software, reduzindo ciclos de entrega e aumentando a qualidade, mas mantendo sempre a supervisão humana como um elemento essencial para garantir confiança, segurança e resiliência. Ao mesmo tempo, a cloud entra numa nova fase evolutiva, com a adoção crescente de modelos híbridos, multi-cloud, privados e soberanos, permitindo maior flexibilidade, desempenho e resiliência, revela o relatório da consultora.
As operações empresariais também vão passar por uma transformação significativa, evoluindo para sistemas inteligentes capazes de orquestrar processos de ponta a ponta. Os agentes de IA vão supervisionar, otimizar e coordenar atividades em áreas como finanças, cadeias de abastecimento, recursos humanos e atendimento ao cliente, enquanto a automação se torna um modelo de cogestão entre seres humanos e inteligência artificial.
Paralelamente, a soberania tecnológica emerge como prioridade estratégica, num contexto global de interdependência, levando empresas e países a diversificar fornecedores, investir em alternativas regionais e explorar novas clouds soberanas, garantindo maior resiliência e controlo sobre tecnologias críticas.
De notar que a TechnoVision é um programa global da Capgemini que apresenta uma visão abrangente do mundo da tecnologia, com o objetivo de apoiar os líderes na tomada de decisões de transformação empresarial impulsionadas pela tecnologia. Funciona como um guia que permite aos decisores focarem-se nas tendências tecnológicas emergentes que tornarão as suas organizações mais eficazes.
O “Top 5 Tech Trends” da Capgemini será publicado em janeiro de 2026, enquanto o guia completo TechnoVision, concebido para ajudar as organizações a avaliarem os seus ambientes tecnológicos, estará disponível em fevereiro de 2026.
Artigos Relacionados
fechar

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.