Newsletter
Pesquisa
A Hora do Planeta é conhecida pelo icónico desligar de luzes de edifícios e de monumentos em todo o mundo e também de aparelhos eletrónicos não-essenciais.
No entanto, a WWF, entidade organizadora da iniciativa, ambiciona que este momento simbólico evolua para um movimento de ação efetiva em prol do ambiente.
Foi, por isso, lançada a campanha “pequenas ações, grande impacto’, que pretende que cada cidadão realize também durante o apagão (e/ou durante o dia da iniciativa) uma atividade (ou várias) que goste, de forma isolada ou coletiva, em prol do ambiente, segundo explica a organização em comunicado.
Para promover a adesão a este movimento global, nas próximas semanas, a organização não-governamental vai disponibilizar um Banco de Horas no site da ação, no qual vai fornecer uma listagem de sugestões de ações de várias áreas e onde também cada indivíduo, empresa e município pode registar as horas doadas e as atividades que foram concretizadas. Esta contabilização decorre em tempo real.
“A Hora do Planeta não se traduz em apagar tudo e ficar no sofá à espera que o tempo passe. O objetivo é criarmos um movimento global que una as pessoas em torno da proteção da nossa casa comum. Para tal, vamos dar ideias para que cada pessoa, nesses 60 minutos, se desligue do acessório e se reconecte com o ambiente, fazendo algo pelo planeta que de facto goste e lhe dê prazer”, afirma em comunicado a diretora-executiva da organização não-governamental em Portugal, Ângela Morgado.
O Banco de Horas foi criado em 2023 para contabilizar o tempo real que os participantes dos eventos da Hora do Planeta dedicaram ao tema, tendo-se registado 410 000 mil horas em todo o mundo. Este ano, a organização decidiu alargar o banco a todos os cidadãos para que possam participar estejam onde estiverem.
A Hora do Planeta decorre este ano a 23 de março, entre as 20h30 e as 21h30 (hora local) em mais de 190 países e territórios (90% do mundo).
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.