Newsletter
Pesquisa
“Na Pele Dela” é um projeto fotográfico que surge num momento em que a problemática da igualdade de género tem adquirido cada vez mais relevância no espaço público e procura contestar o papel tradicional da mulher na sociedade, assumindo uma postura ativa na transformação de mentalidades e atitudes enraizadas. A inauguração da exposição está marcada para dia 12 de setembro, pelas 18h, no Todos Playground, em Marvila.
São 16 as figuras públicas que se despiram de preconceitos, se associaram a este projeto e ousaram reverter os papéis, deixando-se fotografar na pele de uma ela, em contextos ditos femininos – executando lides domésticas, fazendo a depilação e a manicure ou aplicando maquilhagem. Entre os fotografados estão Albano Jerónimo, Carlão, Hélio Morais (Linda Martini), Igor Ribeiro (Ghetthoven), Jhon Douglas, Julião Sarmento, Leonaldo de Almeida, Paulo Furtado (The Legendary Tigerman) e Tomás Wallenstein (Capitão Fausto).
“Na Pele Dela” é o projeto fotográfico de estreia de Maria Lopes, produtora, programadora e DJ, apaixonada pelo mundo das artes, e Mário César, que desde que terminou os seus estudos, mergulhou no mundo da publicidade, marketing e fotografia. “Começámos a desenvolver a ideia que acabou por se corporizar no conceito de Na Pele Dela há cerca de cinco meses. Trata-se de um projeto independente, paralelo às nossas atividades profissionais e no qual nos aventurámos a nível pessoal”, adiantam. “Acreditamos que não há comportamentos exclusivamente femininos e queremos desconstruir a dicotomia redutora e simplificada que continua a ser perpetuada na nossa sociedade em pleno século XXI. Na Pele Dela pretende ser uma ode à igualdade na individualidade”, sublinham.
O projeto é apoiado pela ILGA Portugal, associação que luta pela igualdade e contra a discriminação em função da identidade de género, da orientação sexual ou de outras características sexuais, para a qual reverterão os lucros da venda das obras fotográficas; pela Solid Dogma, que desenvolveu a identidade gráfica; pela Urban Decay, que forneceu a maquilhagem e uma equipa de maquilhadores para as sessões; pela Plateia, que prestará suporte logístico de iluminação e som na exposição; pela Gamut, que fará a impressão fine art e o acabamento das peças, com o patrocínio da Gatilho; e pela cerveja artesanal Trindade, que estará presente na inauguração com oferta de produto.
As fotografias estarão em exposição de 12 a 13 e de 19 a 22 de setembro, levando os espetadores a questionar as representações de género que têm sido estereotipadas ao longo da história, assim como as construções sociais que lhes estão subjacentes.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.