Newsletter
Pesquisa
Os comentadores de futebol Jill Scott e Gary Neville, ex-jogadores da seleção de futebol inglesa, associaram-se a uma experiência social da Heineken, designada "The Social Swap", que pretende combater o preconceito de género que surge quando as mulheres partilham as suas opiniões sobre futebol nas redes sociais.
A "The Social Swap", cocriada pelas agências LePub e Edelman, fez com que Jill Scott e Gary Neville trocassem, em segredo, os perfis nas redes sociais durante cinco dias para partilharem as suas sinceras opiniões sobre os jogos, desde a utilização do VAR até às rivalidades entre equipas e prognósticos sobre os jogos.
A experiência serviu para reforçar a ideia de que o futebol tem de ser mais inclusivo, com o perfil de Jill Scott a receber cinco vezes mais respostas sexistas do que o de Gary Neville quando, na verdade, partilhavam pontos de vista e comentários semelhantes. Exemplos de respostas às publicações dos comentadores durante a ação e que ilustram o preconceito de género:
“As atitudes mudaram definitivamente, mas não há dúvida de que, em ambiente digital, adeptas, especialistas e jogadoras continuam a ser alvo de muito mais hostilidade do que os homens devido a preconceitos de género. Criámos uma resistência para lidar com essa tensão, mas não deveria ser necessário. É provável que esta experiência tenha deixado algumas pessoas desconfortáveis, mas esperamos que tenha reforçado a necessidade de eliminar definitivamente o sexismo no desporto”, afirma Jill Scott citado em comunicado da Heineken.
“Os debates acesos e as rivalidades são o que torna o futebol tão emocionante. Contudo, quando a negatividade está associada ao género, vai longe demais, ainda para mais quando existe um ecrã por trás. Ao colocar-me na pele da Jill, pude assistir em primeira mão ao pior lado deste desporto que tanto adoro. Quero deixar claro que o futebol é para todos. Seja no campo ou em ambiente digital, devemos tratar-nos com respeito, independentemente do nosso género, raça, sexualidade ou cor da camisola que vestimos”, refere Gary Neville.
Além da experiência "The Social Swap", a Heineken está a dar o pontapé de saída na nova época com recurso à inteligência artificial (IA) para ajudar os adeptos a denunciar a toxicidade sexista online e garantir que todos podem partilhar livremente as suas opiniões sem receio de abusos.
Devido à parceria entre a Heineken e a Arwen AI, um número limitado de adeptos de futebol terá acesso gratuito à sua ferramenta de moderação digital. A Arwen AI permite aos utilizadores filtrar a negatividade dos seus feeds nas redes sociais, ocultando quaisquer comentários indesejados ou ofensivos e spam.
Artigos Relacionados
A carregar...
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.