Newsletter
Pesquisa
Nota da direção editorial:
O jornalismo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.
Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.
A Havas Lisboa conseguiu
arrecadar, esta terça-feira, o primeiro “leão” português da presente edição do
festival de criatividade ‘Cannes Lions 2021’. Algo que foi conseguido através
da campanha “Filled by Palsy” (“Preenchido pela Paralisia”), desenvolvida para
a Associação Paralisia Cerebral de Lisboa (APCL).
O trabalho em causa arrecadou a
prata na categoria de Creative Strategy e impelia, de uma forma original, os
contribuintes a consignarem o seu IRS à referida associação: dando a conhecer a
equipa de contabilistas com paralisia cerebral criada pela própria APCL e que
se mostrou disponível para ajudar os portugueses a preencherem o seu IRS. Nesta
categoria, destacou-se de todas as outras a campanha “Can’t Touch This” da
Cheetos, concebida pela Goodby Silverstein & Partners San Francisco, que
arrecadou o “Grand Prix”.
José Vieira, diretor criativo da Havas, conta ao Imagens de Marca que “um Leão de Prata em Cannes tem um sabor especial. Primeiro, porque é o primeiro na história da agência. Depois, porque é a confirmação que estamos no caminho certo. Por último, é a compensação perfeita de um último ano para esquecer, cheio de dificuldades e desafios. É também um estímulo para os nossos clientes (e não só) continuarem a acreditar em nós e no poder das nossas ideias.”
Esta terça-feira, foram ainda
conhecidos os resultados de mais duas participações portuguesas. A campanha de
auto-promoção “The Press Is Right” criada pela dupla Stream and Tough Guy,
composta por João Ribeiro e Miguel Durão, não foi capaz de garantir um “leão”
na categoria de Media – na qual as campanhas “Boards of Change”, pela FCB
Chicago, e “Naming the Invisible by Digital Birth Registration”, da Telenor
Pakistan Islamabad, foram as grandes vencedoras.
Aconteceu o mesmo com o projeto
“Premiere Yourself”, desenvolvido pela The Walt Disney Company Portugal para os
canais Fox, na categoria Direct. Esta última campanha tinha também sido
incluída nas shortlists das categorias de Print & Publishing e
Outdoor, tendo ficado, novamente, de fora dos premiados.
Dentro da categoria de Outdoor,
foram três as campanhas internacionais que arrecadaram o grande prémio. A
primeira delas foi a campanha Moldy Whopper, que ilustra o processo de
decomposição de uma das sanduíches do Burger King, o Whopper.
Já a campanha “Shutter Ads”, desenvolvida
para a Heineken, fez com que a criatividade da Publicis Italy Milan também fosse
recompensada com um grande prémio em Outdoor, à semelhança do que ocorreu com o
projeto “Village Electrique”, pensado pela Publicis Conseil Paris para a
Renault.
Na categoria de Outdoor estava
ainda listado mais um trabalho com criatividade portuguesa, o qual ficou de
fora dos grandes vencedores – o projeto “Estende a Tua Renda”, concebida pela
agência Nossa para o Minipreço e que contava com uma nomeação dupla nesta
categoria.
O mesmo aconteceu na categoria de Print & Publishing, com a campanha “The
Day-After-Women’s-Day Newspapers”, que apesar de ter ficado na shortlist,
não arrecadou qualquer “leão”. Este foi um projeto pensado pela Havas Lisboa em
conjunto com o grupo Raparigas da Bola.
Ainda na categoria de Print &
Publishing, o grande prémio foi conquistado pela campanha “Courage is
Beautiful”, pensada pela agência Ogilvy London para a Dove e que homenageia os
profissionais de saúde que têm apoiado no combate à pandemia de Covid-19.
Até ao momento, não se encontra
mais nenhum trabalho português listado entre os nomeados a prémio no festival
de criatividade ‘Cannes Lions 2021’, que decorre até sexta-feira.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.