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O título da conferência de alto
nível leva-nos a uma pergunta. Quando dão o nome “A metamorfose da Propriedade Intelectual na
Era da Transição Digital” a uma conferência, a pergunta salta logo à vista: mas
qual a relação entre metamorfose, um termo que podemos associar ao ciclo de
vida de uma borboleta, e a Propriedade Intelectual?
A
resposta foi dada a partir do Centro Cultural de Belém e que ecoou um pouco por
todo o mundo. A conferência organizada pelo INPI registou mais de 1200
inscrições onde se quis perceber a importância da Propriedade Intelectual para
o país, a economia e inclusive, como pode ser um fator decisivo para a
competitividade da Europa.
Quando
pensamos em Propriedade Intelectual há logo duas facetas: a de registo de uma
marca, de uma música, de uma obra literária, mas também a patente de uma nova
tecnologia, de uma inovação, de um invento. E é aqui que a Propriedade
Intelectual ou Industrial pode ser um motor de desenvolvimento económico. Um
desenvolvimento que se pretende transformador tocando várias áreas da
sociedade.
Mas
como podem os investigadores, cientistas,
autores, empresas e universidades continuar a produzir Inovação, Investigação e
Desenvolvimento? Qual a estratégia para as Universidades, Empresas e Setor
Público acelerarem a Inovação?
Estes
foram apenas alguns dos temas trazidos a uma conferência conduzida por Cristina
Amaro, Autora e Pivot do Imagens de Marca e Presidente da Empower Brands
Community. A EBC assumiu a comunicação do evento bem como a realização dos
filmes apresentados durante a conferência e cuja responsabilidade esteve a
cargo da House Productions.
Durante
um dia, debateu-se também a importância de internacionalizar o conhecimento,
perceber os desafios que a contrafação e a pirataria apresentam à Propriedade Intelectual,
mas também desenhar caminhos de futuro, onde uma estratégia alargada a toda a
Europa, pode ser uma estratégia para afirmar a competitividade europeia.
O tema que
é uma prioridade da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, vai
estar em análise numa das próximas emissões do Imagens de Marca.
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