Há de facto uma perceção de Portugal muito positiva lá fora…

Pesquisa

Todos nos querem!
Há de facto uma perceção de Portugal muito positiva lá fora…
29 de Novembro de 2018
Há de facto uma perceção de Portugal muito positiva lá fora…
Há de facto uma perceção de Portugal muito positiva lá fora…
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Há de facto uma perceção de Portugal muito positiva lá fora…
Em destaque
Pub Lateral dentro artigoPub Lateral dentro artigo
Continuar a ler depois do destaque
Em destaque
Pub dentro artigoPub dentro artigo

Nem de propósito, vinha eu e a equipa de filmagens do Porto e fomos abordados por duas raparigas estrangeiras a pedir boleia. Estavam numa estação de serviço, em Coimbra. Ambas nascidas na Hungria e de visita a Portugal pela terceira vez. Uma delas fez uma residência em Oliveira do Hospital, num programa de intercâmbio escolar, e este nosso “encontro” aconteceu quando estavam a regressar de uma visita à família de acolhimento com destino a Lisboa. Sorte a delas, os amigos com quem iam ficar na capital viviam perto da nossa produtora.

Foi uma coincidência interessante porque o trabalho que tinha em mãos era, precisamente, a reportagem sobre o estudo “Made of Portugal” que a consultora imobiliária internacional JLL apresentou sobre a atratividade do nosso país na captação de investimento internacional. Não perdi tempo a perguntar qual a perceção que tinham atualmente de Portugal e o que vinham cá fazer?

As respostas confirmam quase tudo o que se tem escrito sobre o tema. Querem vir trabalhar. A Hungria não está num bom momento político e económico. Inglaterra que foi até aqui uma opção, deixou de o ser com o Brexit, e a imagem que têm do nosso país é muito inspiradora: apoia os jovens empreendedores, incentiva a criação de startups (vejo aqui o trabalho de comunicação de eventos como o Web Summit) e tem um clima fantástico, cidades muito vibrantes, onde o passado e futuro se cruzam pelas avenidas. Um país com história, mas virado para o futuro.

Da realidade para os números convido-vos a ver a entrevista que realizei a Maria Empis, responsável pela área de Research da JLL. A conversa teve lugar no Bairro do Avillez, um dos locais criados pela arquiteta e designer Joana Astolfi, que é também um dos rostos da campanha intitulada “Made of Portugal” e que originou o estudo.

Não foi só o país que mudou…

Em Portugal desde 1997, a consultora imobiliária internacional JLL também viveu momentos menos positivos com a recente crise económica nacional. Um período que, nas palavras do atual diretor geral da JLL, Pedro Lancastre, “quase levou a marca a sair de Portugal”. Felizmente houve capacidade para convencer a gestão internacional de que era possível recuperar. A marca soube aproveitar a nova dinâmica do setor imobiliário e acredita que hoje é parte importante deste crescimento e da perceção positiva que investidores e estrangeiros têm de Portugal.

Fomos visitar os escritórios da multinacional em pleno centro de Lisboa e conversámos com Sofia Vinagre, diretora de marketing da JLL, que nos explicou a mudança de imagem e novo posicionamento, bem como o que é atualmente a JLL e em que áreas está a apostar mais.

De referir que a JLL é uma marca que nasce em 1999 daquela que é considerada a maior fusão da indústria imobiliária a nível internacional e que juntou a Jones Lang Wootton nascida em 1793 em Londres à LaSalle Partners criada em 1968 nos EUA. Desta fusão resultou a Jones Lang LaSalle, ou seja, a JLL.

Pub
Horizontal Final do artigoHorizontal Final do artigo

Artigos Relacionados

fechar

Há de facto uma perceção de Portugal muito positiva lá fora…

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Há de facto uma perceção de Portugal muito positiva lá fora…

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile