Grupo Nabeiro, Sonae e IKEA lideram ranking das empresas com melhor reputação em 2025

Pesquisa

Merco Portugal
Grupo Nabeiro, Sonae e IKEA lideram ranking das empresas com melhor reputação em 2025
17 de Outubro de 2025
Grupo Nabeiro, Sonae e IKEA lideram ranking das empresas com melhor reputação em 2025
Grupo Nabeiro, Sonae e IKEA lideram ranking das empresas com melhor reputação em 2025
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Grupo Nabeiro, Sonae e IKEA lideram ranking das empresas com melhor reputação em 2025
Em destaque
00 Artigo - Lateral texto00 Artigo - Lateral texto
Continuar a ler depois do destaque
Em destaque
00 Artigo - Horizontal topo texto00 Artigo - Horizontal topo texto

O ranking, resultado de uma análise detalhada do Merco Portugal que envolveu 2.627 inquéritos, seis avaliações e 16 fontes de informação, reflete a perceção de múltiplos stakeholders, incluindo diretores de grandes empresas, analistas financeiros, jornalistas, professores universitários, membros de ONG, sindicatos e associações de consumidores.


O Grupo Nabeiro-Delta Cafés, a Sonae e a IKEA destacaram-se como as empresas com melhor reputação em Portugal em 2025.


O top 10 das empresas com melhor reputação coloca ainda a Jerónimo Martins na quarta posição, seguida da EDP, Galp, Mercadona, Microsoft, Lidl e Continente Hipermercados, confirmando a força de marcas portuguesas consolidadas e multinacionais com presença significativa no mercado. Este resultado evidencia não apenas a performance financeira, mas também a perceção da sociedade sobre inovação, responsabilidade social, qualidade de produtos e serviços e comunicação estratégica.


Na tabela de posições dos líderes empresariais, Rui Miguel Nabeiro (Delta Cafés) mantém-se no primeiro lugar, seguido de Cláudia Azevedo (Sonae) e Paulo Macedo (Caixa Geral de Depósitos). O estudo destaca ainda a crescente representatividade feminina na liderança empresarial, com Cláudia Azevedo a ocupar a segunda posição, Rita Nabeiro no quarto lugar e Paula Amorim na sexta posição. “A presença de três mulheres no top 10 de líderes e de 25 no top 100 confirma a evolução da diversidade na liderança corporativa em Portugal”, sublinha o comunicado.


Grupo Nabeiro, Sonae e IKEA lideram ranking das empresas com melhor reputação em 2025

O estudo detalha ainda o desempenho das empresas por setores. No setor alimentar, o Grupo Nabeiro lidera, seguido da Nestlé e do McDonald’s; na distribuição e equipamentos para o lar, a IKEA destaca-se, seguida da Leroy Merlin e do Gato Preto; na energia e utilities, a liderança é da EDP, seguida da Galp e da REN. No setor bancário, a Caixa Geral de Depósitos ocupa o primeiro lugar, à frente do Santander e do Banco BPI, enquanto no setor tecnológico e de software, Microsoft, OutSystems e SIBS são as mais bem posicionadas. Esta abordagem permite identificar não apenas as empresas mais reputadas em termos gerais, mas também as referências em cada área de atividade.


Outro destaque do estudo vai para as equipas de comunicação das empresas. Segundo a avaliação de jornalistas especializados, a Vodafone, NOS, Super Bock Group, Sonae e Continente Hipermercados destacam-se pelas suas equipas de comunicação, evidenciando como uma estratégia de comunicação bem estruturada contribui para a reputação corporativa.


A edição 2025 do Merco Portugal incluiu também a análise digital das empresas, com 231.656 menções online examinadas em colaboração com a Nethodology, além de um benchmarking de 30 indicadores objetivos. “A combinação de avaliação multistakeholder e análise digital garante uma visão completa da reputação das empresas em Portugal”, explica o comunicado.


O Merco, monitor de referência pelos seus compromissos éticos e pela sua metodologia, realiza esta avaliação desde 1999 e a metodologia utilizada é verificada de forma independente pela KPMG, em conformidade com a norma ISAE 3000, assegurando rigor e transparência no processo. “A credibilidade do Merco assenta numa metodologia consolidada e na verificação independente, fatores que reforçam a confiança nos resultados apresentados”, finaliza a nota de imprensa.

Em destaque
01 Artigo - Horizontal Final do artigo01 Artigo - Horizontal Final do artigo
Em destaque
01 Artigo - Horizontal Final do artigo 201 Artigo - Horizontal Final do artigo 2

Artigos Relacionados

fechar

Grupo Nabeiro, Sonae e IKEA lideram ranking das empresas com melhor reputação em 2025

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Grupo Nabeiro, Sonae e IKEA lideram ranking das empresas com melhor reputação em 2025

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile