Growth Mindset: da aprendizagem ao hábito

Pesquisa

A opinião de Teresa Gomes
Growth Mindset: da aprendizagem ao hábito
30 de Abril de 2020
Growth Mindset: da aprendizagem ao hábito
Growth Mindset: da aprendizagem ao hábito
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Growth Mindset: da aprendizagem ao hábito
Teresa Gomes
Career consultant Mercer
Em destaque
Pub Lateral dentro artigoPub Lateral dentro artigo
Continuar a ler depois do destaque
Em destaque
Pub dentro artigoPub dentro artigo

Da nossa experiência em projetos de transformação organizacional, temos verificado que o mindset dos colaboradores é um fator critico de sucesso.


Na perspetiva de “quem vê de fora”, concluímos, com alguma regularidade, que a forma como as pessoas pensam é o maior bloqueador ao processo, especialmente nos m omentos mais desafiantes destes projetos. Enquanto seres humanos, estamos “programados” para preservar a nossa segurança. E, segundo a perceção da maioria de nós, qualquer processo de mudança que nos seja imposto pode colocar em causa essa mesma segurança, manifestando-se em reações de resistência como:


· Locus de controlo predominantemente externo sem utilizarmos o nosso poder pessoal para fazer acontecer;

· Visão demasiado negativa e determinista, sem considerarmos novas perspetivas;

· Falta de perseverança nos novos comportamentos perante obstáculos;

· Dificuldade e vergonha em lidar com o erro, pelo que preferimos manter-nos na nossa zona de conforto.


Depois de anos a lutar para preservar esse nosso ideal de segurança, de um dia para outro, foi-nos retirado por um inimigo invisível. O Mundo como nós o conhecíamos já não regressará. Os processos de transformação organizacional estão a ser substituídos por verdadeiros processos de reinvenção para garantir a sobrevivência. Os modelos de negócio e formas de trabalho estão a alterar o seu paradigma e a transformação digital já é uma realidade.


Para além de todas estas transformações, estamos a assistir a um movimento coletivo interessante que nos obriga a mudar a forma como estávamos habituados a pensar. Com a consciência coletiva de uma enorme insegurança e medo, passámos todos para o mesmo lado.


Sempre tivemos a hipótese de escolher entre construir pontes ou muros. Mas este inimigo invisível reduziu a hipótese de escolha. Temos que construir muitas e muitas pontes.


Para nós, enquanto pessoas, colaboradores e empresas, desenvolver um Growth Mindset pode ser o elemento que faz toda a diferença. É importante estarmos com mais frequência no lugar pelo qual assumimos a responsabilidade e, onde, cada um de nós pode contribuir mais e fazer acontecer, com:

· resiliência para saber lidar com a frustração;

· confiança e empatia para construir relações significativas;

· coragem para enfrentar novos desafios;

· agilidade mental e proatividade para procurar e encontrar soluções diferentes;

· ousadia para errar;

· humildade para aprender com os erros; curiosidade pelo mundo à sua volta.


Se, para alguns, este é o tipo de mindset que os move, para outros ainda não o é. E por isso, terá que ser aprendido e treinado até que se torne um hábito.


Como podem as empresas inspirar e desenvolver nos seus colaboradores este Growth Mindset?


· Alavancando uma cultura que promova e reconheça o Growth Mindset;

· Reforçando a sua atuação com um sentido de propósito que faça os colaboradores sentirem que vale a pena o caminho do esforço;

· Garantindo que as suas lideranças “respiram” Growth Mindset;

· Envolvendo os colaboradores na procura das soluções;

· Motivando para o crescimento e para a aprendizagem;

· Promovendo uma cultura que permita o erro;

· Potenciando uma cultura de feedback que se reflita em oportunidades.


Acreditamos que neste processo de transformação das nossas vidas - enquanto pessoas e empresas -, precisamos de mudar a forma como pensávamos até aqui. E o apoio aos colaboradores vai ser essencial para o seu próprio processo de reinvenção individual.


São tempos de aprendizagem, de incerteza e de descoberta. Esta é uma oportunidade que temos para fazer história. É uma oportunidade que temos para participar num mundo que está por reinventar.


Pub
Horizontal Final do artigoHorizontal Final do artigo

Artigos Relacionados

fechar

Growth Mindset: da aprendizagem ao hábito

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Growth Mindset: da aprendizagem ao hábito

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile