
Newsletter
Pesquisa

A Google anunciou esta quarta-feira o lançamento do que considera ser uma das maiores atualizações de sempre na experiência de condução do Google Maps, ao integrar o Gemini, o seu assistente de inteligência artificial, diretamente na navegação.
Segundo explica a gigante tecnológica em comunicado, a partir de agora, os condutores poderão interagir com o sistema de forma totalmente conversacional e mãos livres, gerindo tarefas complexas apenas com a voz, sem precisar de tocar no telemóvel.
A nova interface vai muito além dos tradicionais comandos de voz, permitindo diálogos naturais e encadeados, afirma a empresa. Isto significa que o utilizador pode fazer várias perguntas relacionadas sem interromper a condução ou recorrer ao ecrã.
Entre as novas funcionalidades, a Google destaca:
Planeamento inteligente de rotas: o condutor pode perguntar, por exemplo, “Há algum restaurante económico com opções vegan no meu trajeto?” ou “Como é o estacionamento?”.
Com a permissão do utilizador, o Gemini liga-se ao Google Calendar, permitindo adicionar eventos instantaneamente.
Esta nova funcionalidade também vai ser possível reportar incidentes na estrada. Basta dizer “Vejo um acidente” ou “Há uma inundação à frente” para alertar automaticamente outros condutores e as autoridades competentes.
Com esta atualização, o Google Maps quer transformar-se num verdadeiro copiloto digital, capaz de compreender o contexto, antecipar necessidades e simplificar a experiência de condução.
O Gemini com navegação começa a ser disponibilizado hoje, 12 de novembro, para Android e iOS em todos os países onde o Gemini já está ativo. A compatibilidade com Android Auto será lançada brevemente.
Artigos Relacionados
fechar

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.