Newsletter
Pesquisa
É um dos temas do momento e, por isso, são muitas as notícias que por estes dias circulam pelo mundo da internet sobre ele.
O novo coronavírus está a preocupar o mundo, com milhares de casos a surgirem diariamente em diversos países. Segundo os números divulgados pela comissão de saúda da província de Hubei, região chinesa onde surgiu o vírus, o número de vítimas mortais subiu para 360 e o de infetados já ultrapassou os 17.200.
É natural que nesta altura muitas pessoas utilizem a internet para se informar sobre a epidemia. No entanto, é também através do mundo digital que muitas informações falsas são veiculadas, provando pânico, muitas vezes desnecessário, na população. Para evitar precisamente isso relativamente ao novo vírus, a Google anunciou um novo recurso, em parceria com a Organização Mundial da Saúde, para reduzir a disseminação de «fake news» sobre este tema.
Denominado “SOS Alert”, este recurso é uma notificação que surge na parte superior da página do browser quando o utilizador procura por informações sobre o coronavírus. De acordo com um comunicado da Google, ao pessoas poderão ver um botão no topo que dará acesso a “dicas de segurança, informações, recursos e atualizações do Twitter da OMS”.
Além da Google, também o Twitter anunciou que irá ajustar os seus resultados da pesquisa de forma a combater as «fake news» sobre o vírus. Já o Facebook prometeu remover as publicações com teorias da conspiração relacionadas com a doença.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.