Newsletter
Pesquisa
Nota da direção editorial:
O jornalismo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.
Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.
É complicada a situação vivida
pelos grupos de media online em Espanha, estando a ser dominados por alguns dos
principais gigantes tecnológicos mundiais.
A Comissão Nacional de Mercados e
Concorrência (CNMC) espanhola veio comunicar que o Google e o Facebook acabam,
por si só, por arrecadar 70% do investimento em publicidade online em Espanha, segundo
o El Economista.
Por sua vez, a percentagem chega
mesmo aos 90% no caso da publicidade associada ao motor de pesquisa do Google,
à semelhança do que acontece com outros países, informa um relatório da CNMC.
Neste âmbito, o supervisor dá
conta da “notável concentração em muito poucos agentes” que existe no negócio
de publicidade online, que movimenta 3.450 milhões de euros e cujas taxas de
crescimento são de cerca de 20% por ano.
Um valor de investimento no
online que já excede o destinado a todos os outros meios tradicionais, estimado
em 3,2 mil milhões de euros anuais – dos quais dois mil milhões dizem respeito
a publicidade televisiva, 700 milhões em imprensa e 500 milhões na rádio.
A informação divulgada pela já
referida entidade mostra ainda que os editores de jornais digitais, bem como as
aplicações e canais de rádio e televisão na internet, apenas recebem entre 60%
e 70% do gasto publicitário que é canalizado para os seus meios de comunicação
social.
Já a restante percentagem é
diluída por uma vasta quantidade de intermediários, entre os quais o Google e o
Facebook se destacam de todos os outros.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.