Newsletter
Pesquisa
Estima-se que as inundações afetem anualmente mais de 250 milhões de pessoas em todo o mundo e tenham um impacto económico que rondam os 10 mil milhões de dólares, segundo dados avançados pela Google.
A gigante americana está a usar a Inteligência Artificial para responder à crise climática e acaba de anunciar que expandiu a ferramenta de previsão de inundações para 80 países, disponibilizando a previsão de inundações com 7 dias de antecedência.
Com a inclusão de 60 novos países de África, Ásia-Pacífico, Europa (Portugal incluído), América do Sul e Central, a plataforma Flood Hub inclui agora alguns dos territórios com as maiores percentagens de população exposta ao risco de inundação e a climas mais extremos abrangendo mais 460 milhões de pessoas em todo o mundo.
A Inteligência Artificial do Flood Hub recorre a diversas fontes de dados disponíveis publicamente como previsões do tempo e imagens de satélite. A tecnologia combina então dois modelos: o Modelo Hidrológico, que prevê a quantidade de água que corre num rio com o Modelo de Inundação, que prevê quais as áreas que serão afetadas e qual o nível da água.
O Flood Hub disponibiliza também o acesso a informações de outras catástrofes naturais, incluindo incêndios florestais e terramotos.
Artigos Relacionados
A carregar...
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.