Newsletter
Pesquisa
Nota da direção editorial:
O jornalismo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.
Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.
Os produtos novos comprados a partir do dia 1 de janeiro de 2022 vão passar a ter três anos de garantia em vez de dois.
O Governo vai transpor duas diretivas europeias de forma a reforçar a proteção do consumidor. De acordo com o Jornal de Negócios, no caso dos produtos usados, a garantia vai passar de 12 para 18 meses. Se comprar um produto recondicionado, como um telemóvel ou um computador, o prazo da garantia também será de três anos, como se fosse um bem novo.
De realçar que o conceito de “bem” será também alargado, passando a “abranger os bens de consumo que incorporem ou estejam interligados com elementos digitais”.
O documento também vai reforçar os direitos dos consumidores de conteúdos e serviços digitais, abrangendo as plataformas de streaming, a subscrição de publicações periódicas e a compra de um livro digital.
O decreto-lei que transpõe as duas diretivas está sob consulta do Conselho Nacional do Consumo e será depois fiscalizada pela ASAE.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.