Newsletter
Pesquisa
Os resultados da Galp nos primeiros nove meses do ano mantiveram-se estáveis em relação ao período homólogo de 2018, com o aumento da produção de petróleo e gás natural e as atividades de comercialização de gás e eletricidade a compensarem o contexto macro desfavorável e o impacto das restrições operacionais no sistema refinador da Galp.
Em comunicado, a empresa portuguesa afirma que neste momento, o aparelho refinador da Galp encontra-se plenamente operacional e pronto a enfrentar os desafios que tem pela frente, nomeadamente a disponibilização de fuel com baixo teor de enxofre para navegação, de acordo com as novas exigências da Organização Marítima Internacional.
A Galp apresentou igualmente uma atualização da sua estratégia de investimento para os próximos anos, reforçando os valores de investimento a aplicar em projetos que promovam a transição para um modelo energético de menor intensidade carbónica.
Em termos concretos, o investimento anual médio líquido previsto até 2022 situa-se entre €1,0 mil milhões e €1,2 mil milhões, dos quais mais de 40% serão dedicados à captura de oportunidades relacionadas com a transição energética. Estas incluem o aumento do peso do gás natural no mix de produção, bem como o desenvolvimento de um negócio competitivo de geração de eletricidade através de fontes renováveis.
A marca afirma ainda que pretende continuar a suportar a sua atividade numa posição financeira robusta, sendo que todas as ações de alocação de capital deverão estar em linha com o compromisso da manutenção de um rácio de Dívida Líquida/Ebitda abaixo de 2x, bem como com o objetivo de atingir um ROACE próximo dos 15% na próxima década.
Considerando o atual ciclo de investimento da Empresa, a Galp prevê um aumento anual de 10% no dividendo por ação ao longo dos próximos três anos (2019-21). Este aumento reitera a confiança da Galp no seu plano financeiro e o seu compromisso em balancear investimentos de elevada qualidade, focados na criação de valor no longo-prazo, com o crescimento da distribuição acionista.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.