Newsletter
Pesquisa
A Gala dos APPM Marketing Awards 2025 realizou-se esta semana na Quinta da Pimenteira, em Lisboa, numa noite dedicada ao talento, à criatividade e à capacidade transformadora do marketing em Portugal.
O evento, onde o Imagens de Marca esteve presente, distinguiu marcas, agências e profissionais que mais se destacaram pelo seu impacto no setor, com o objetivo de reforçar o papel do marketing como motor de evolução para os negócios e para a sociedade.
Sandra Alvarez, General Manager da PHD | Omnicom Group e Presidente dos APPM Marketing Awards, destacou, em declarações ao Imagens de Marca, que a valorização dos profissionais de marketing é a principal missão da associação e a razão de existirem estes prémios: “É importantíssimo, isso é uma das principais missões da APPM - valorizar os profissionais de marketing - razão pela qual também temos esses prémios”. Sandra sublinhou ainda a evolução das candidaturas, dizendo que “há cada vez mais uma vontade de apresentar melhores candidaturas, para que realmente depois aquilo que são os bons casos, de comunicação, de marketing, de media, por aí fora, sejam premiados”.
Nesta edição, a inovação e novas áreas receberam especial atenção. Sandra explicou que este ano foi criado um prémio dedicado à inovação, para a marca ou produto que mais se destacou nesse campo, e acrescentou categorias para refletir tendências de mercado, incluindo “Agência de Influencers do Ano” e “Agência de Eventos do Ano”: “Costumamos ter a ‘Agência de Publicidade do Ano’, a ‘Agência de Meios e de Comunicação do Ano’, que são um bocadinho tradicionais, e acrescentámos também a ‘Agência de Influenciadores do Ano’ e a ‘Agência de Eventos do Ano’, que são áreas que cada vez se desenvolvem mais e que faz sentido distinguir também isoladamente”.
O júri, presidido por Sandra Alvarez, avaliou 249 candidaturas em duas fases de votação. Na primeira, cada jurado votou online apenas em parte das candidaturas, apurando-se uma shortlist. Na fase presencial, todos os jurados discutiram os casos da shortlist e votaram numa aplicação, garantindo independência e transparência: “É tudo analisado detalhadamente e é feita uma votação presencial numa app, não há influência nesse momento de votar… Todos os que ganharam ouros e grandes prémios, são excelentes trabalhos. E obviamente a marca do ano também”. Sandra deu conta também que este ano a inteligência artificial esteve presente transversalmente nas várias categorias.
Entre os grandes vencedores da noite, a IKEA foi distinguida como “Marca do Ano” e recebeu o “Grande Prémio”, enquanto o McDonald’s conquistou o “Grande Prémio Solidário”, com Sérgio Leal, diretor de marca e comunicação da marca, reconhecido como “Marketer do Ano”. Nos prémios de agência, a Uzina foi eleita “Agência de Publicidade do Ano”, a Essencemediacom “Agência de Meios do Ano”, a LPM “Agência de Comunicação & RP do Ano”, a Desafio Global “Agência de Eventos do Ano” e a Samy “Agência de Influencers do Ano”.
O “Prémio Inovação” foi entregue ao Continente, enquanto o “Prémio Marketer Revelação do Ano” distinguiu José Pedro da Silva, Head of Brand Development da Lactogal. O “Prémio Carreira APPM 2025” foi atribuído a António Casanova, Executive Vice President – General Manager Portugal | CEO da Unilever.
Ao que Carlos Sá, Presidente da Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing (APPM), explicou ao Imagens de Marca, os APPM Marketing Awards representam um momento estratégico de valorização do setor: “Para nós é um pilar importante… é celebrar o que fazemos de bem. Portanto, hoje é um dia de celebração que tem duas vertentes. Por um lado, olharmos para o que estamos a fazer, uma espécie de espelho, e, por outro lado, o farol, que é o que é que deve ser o futuro”.
Carlos frisou ainda que o rebranding da APPM, realizado este ano, e que pôde ver-se refletido na gala, serviu para modernizar e rejuvenescer a associação: “O que nós quisemos fazer com o rebranding foi… ‘bora lá rejuvenescer, vamos tornar isto mais fresco, vamos dar uma ideia de contemporaneidade’. Conseguimos fazer um rebranding e acho que está a funcionar porque as pessoas estão contentes”.
O presidente da APPM sublinhou também a crescente transversalidade do marketing nas empresas: “Temos cada vez mais uma pulverização das atividades de marketing em todo lado. Isto já não é um departamento, é toda a gente da empresa que faz um bocadinho de atividades que têm a ver com o marketing, ou com a jornada do cliente… este conceito do omnicanal está a fazer com que toda a gente tenha que ter um pouco a postura de Marketing, então o Marketing deixa de ser uma coisa isolada e passa a ser uma coisa transversal.”
Ao longo da noite, foram atribuídos prémios em nove categorias, com troféus de Ouro, Prata e Bronze, incluindo Marketing, Advertising, Inovação, Media, Data, Comunicação e Relações-Públicas, Eventos e Ativação de Marca, Influencer Marketing e Sustentabilidade.
A edição contou com 249 candidaturas, das quais 40% passou à shortlist e 20% foi premiada, totalizando 51 prémios individuais. Todos os reconhecimentos individuais receberam a “Certificação Profissional de Marketing (CPM) da APPM”, um selo de qualidade reconhecido no mercado. No total, foram entregues 62 prémios na Gala dos APPM Marketing Awards 2025.
Veja a reportagem completa no vídeo acima.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.