Newsletter
Pesquisa
Entrámos à espera de uma conferência de imprensa, mas fomos bem impressionados com um encontro intimista com mais dois meios de comunicação. A EDP tinha-nos convidado para conhecer a brochura que o seu CEO, António Mexia, apresentou hoje de manhã a um auditório de 900 pessoas durante a conferência SEforALL. Mas não era uma brochura qualquer, esta brochura representa os valores da EDP e mostra-se ao mercado de uma forma bastante original.
A elétrica desafiou a agência criativa Leo Burnett, que foi responsável pela brochura de 2014, que foi totalmente produzida sem eletricidade, para pensar uma nova plataforma que incorporasse os valores da marca e passasse as intenções da EDP até ao ano 2020. A Leo apresentou à EDP uma ideia que creem nunca ter sido feito no mercado até agora: uma brochura sustentável e “invisível”.
A ideia inicial era que António Mexia distribua o panfleto pelas 900 pessoas que estiveram na sessão de abertura da SEforALL, um fórum dedicado às energias renováveis que está a decorrer em Portugal. Esta brochura à vista desarmada não possui qualquer conteúdo, mas se for fotografado com flash revela as intenções da EDP até 2020.
A ideia é que os visitantes fiquem a conhecer a EDP como uma marca sustentável e que essa informação fique diretamente nos seus smartphones para que possam ver mais tarde e até mesmo partilhar. A empresa acredita que com uma ideia como esta consegue produzir toneladas de recursos, reforçando que esta brochura utilizou apenas produtos sustentáveis e certificados.
Não pudemos deixar de perguntar como funcionava tudo isto, e segundo Steve Colmar, diretor criativo da Leo Burnett, é uma tinta reflexiva que contém micropartículas de vidro, essas micropartículas refletem a luz quando são expostas ao flash de uma fotografia e revelam assim as letras escondidas.
Esta brochura foi feita inteiramente em Portugal no espaço de um mês e nós tivemos a oportunidade de a fotografar.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.