Newsletter
Pesquisa
A Zara é a mais recente marca de moda a ser rotulada como racista por utilizadores chineses na Internet.
Isto porque a marca publicou um anúncio onde apresentava a modelo chinesa Li Jingwen a promover uma nova linha de batons. O que os internautas não gostaram foi do facto da modelo aparentar ter pouca maquilhagem, expondo as suas sardas.
Os mais críticos rotularam mesmo o anúncio como “humilhante” para as mulheres chinesas e afirmam que a marca está a “difamar a beleza chinesa”. As mulheres chinesas preferem a pele clara e sem “manchas” como look de beleza e é por isso que a maioria das campanhas tende a reforçar essa aparência.
Alguns utilizadores furiosos com a marca fizeram comparações com o recente escândalo com a marca de luxo Dolce & Gabbana que lançou um vídeo onde uma mulher chinesa aparecia a comer comida italiana com pauzinhos.
A Zara já se veio pronunciar e referiu ao site chinês Sina.com que não “havia qualquer intenção de ofender ou fazer o modelo parecer feia” e que a “marca de moda gosta de representar os modelos como eles naturalmente são”.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.