Newsletter
Pesquisa
O XX Festival Clube de Criativos teve mais emoção na hora da despedida de Pedro Pires da presidência da direção do CCP. O Espaço Atmosferas na ETIC mostrou como o Clube está forte e conseguiu unir a classe dos criativos em Portugal. A gala de entrega dos prémios da criatividade estava ao rubro quer pela quantidade de gente quer pela euforia vivida lá dentro.
A noite começou com os agradecimentos de Pedro Pires à equipa que o acompanhou nos últimos 6 anos na coordenação e direção do Clube. O Presidente da Direção do Clube de Criativos mostrou-se muito emocionado e feliz porque acredita que deixou obra feita e pede a quem o vier substituir que venha com muita vontade!
Fazendo um breve resumo dos resultados: chegaram a shortlist 291 trabalhos e nas 9 categorias houve vários prémios em bronze e prata, e menos ouros. As inscrições subiram nas categorias de Publicidade e Design que na opinião de Pedro Pires: “reflete uma recuperação no mercado, ainda ligeira, mas reflete uma recuperação. Tivemos cerca de mais 100 a 150 inscrições, o que é muito positivo, com subidas nas áreas que normalmente são mais afetadas com as crises económicas que é a publicidade e o design, isso é bastante positivo, e a qualidade do trabalho também subiu, acho que temos trabalho muito bom este ano”.
Ilustração foi tendência que saltou mais à vista
Não se pode dizer que este ano haja alguma tendência que se tenha destacado, a par da qualidade, houve uma presença relevante de trabalhos de ilustração em Design que mereceram vários prémios em ouro. “Podemos perceber que a ilustração continua a ocupar um lugar muito importante e a expressão artística começa a ocupar um lugar cada vez mais importante nisso. E temos alguns exemplos bons disso, como o próprio “Lápis” ganho pela Partners no D&AD. Acho que esse é o aspeto mais relevante. Não há assim uma temática. Há sobretudo qualidade de trabalho”, reforça Pedro Pires na sua análise geral a esta edição.
A festa dos prémios foi feita por muitas agências grandes e pequenas, mas houve duas em particular que não se cansaram de ir ao palco. A Partners venceu o Grande Prémio CCP com a campanha “Can’t Skip Us” criada para o Turismo de Portugal, que na perspetiva do Presidente da Direção do CCP espelha também o nível da qualidade geral deste ano.
Pedro Lima, Diretor Criativo da Partners e o Realizador do Filme Pedro Varela, falaram do orgulho de vencer a XX Festival Clube de Criativos de Portugal com uma campanha que fala de Portugal ao mundo. Uma aventura que os levou a percorrer o país e que teve vários desafios pelo caminho. A Partners com esta campanha levou também para casa o Grande Prémio Jornalistas. Foi também eleita a Melhor Agência de Publicidade do Ano.
Com muitos ouros em várias categorias a Leo Burnett arrecadou o prémio de Melhor Agência do Ano. Do lado dos anunciantes, a Câmara Municipal de Lisboa conquistou o Prémio do Melhor Anunciante do Ano, enquanto a NOS subiu ao palco como o Melhor Anunciante do Ano na categoria de Publicidade. O Prémio Carreira foi entregue pelas mãos do veterano Manuel Peres a Miguel Fernandes, que criou, entre outras campanhas, o célebre “Azeite Gallo a cantar desde 1919”, a “Expo 98” e “Lisboa Capital da Cultura”. A tradição voltou a cumprir-se e para o ano há mais!
Todos os prémios podem ser consultados aqui.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.