ghost image socials
Exclusivo Imagens de Marca
Fiesso D'Artico: o coração do calçado da Louis Vuitton
22 de abril de 2019
Image
Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Fiesso D'Artico: o coração do calçado da Louis Vuitton
Ema Gil Pires
Jornalista

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa e com um enorme fascínio pelo mundo da música e do desporto. Descobrir novas histórias e temáticas inovadoras é algo que lhe desperta um grande interesse, tal como dar a conhecê-las àqueles que a rodeiam.

Fiesso D'Artico. Uma pequena cidade localizada na famosa região italiana de Veneza e que, desde 2009, serve de base ao atelier de produção onde todos os modelos de calçado da Louis Vuitton são concebidos e onde os artesãos da marca dão aso à sua criatividade.

É num requintado edifício, cuja forma se assemelha a uma gigante caixa de sapatos e que revela muito pouco do que acontece lá dentro, desenhado em perfeita harmonia com a natureza, que os criadores da Louis Vuitton encontram as condições e a calma necessárias para a prática da sua atividade profissional – não seja ele um atelier com 14 mil metros quadrados que se encontra isolado do mundo exterior, mas onde os artesãos possuem todas as ferramentas necessárias para criarem os diferentes modelos da marca.

A escolha desta cidade para ser o “coração” do calçado da marca de origem francesa não se deveu ao acaso. Já no século XIII, as águas cristalinas do Rio Brenta e as residências de verão das principais famílias venezianas atraíram alguns dos melhores profissionais da indústria do calçado de Veneza para a cidade de Fiesso d’Artico.

A região tornou-se, rapidamente, reconhecida mundialmente pela alta qualidade da sua produção de calçado artesanal. De facto, a par de cidades como Vigonovo, Vigonza, Saonara, Noventa Padovana e Fossò, Fiesso d’Artico encontra-se entre as regiões que abrigam uma parte considerável da produção mundial de calçado de luxo.

A Louis Vuitton decidiu basear a sua produção de calçado nesta cidade italiana quando esta atividade começou a desenvolver-se dentro da empresa, em 1998 – tendo o desenvolvimento e a produção dos diferentes modelos sido englobados dentro do seu atelier. No entanto, o fabrico de calçado neste novo estabelecimento, projetado pelo arquiteto Jean-Marc Sandrolini, acontece apenas desde 2009, combinando a tradição histórica da marca com uma necessidade de se modernizar e de se manter aberta à adaptação a novas tendências.

De facto, a arte contemporânea apresenta um papel muito especial dentro do mundo da Louis Vuitton, relação que fica claramente evidente nos espaços abertos do atelier de Fiesso d’Artico – nomeadamente, através de duas esculturas gigantes, inspiradas na temática do calçado, uma delas da autoria da artista portuguesa Joana Vasconcelos. Já a galeria do atelier, espaço que engloba um museu e uma biblioteca, apresenta algumas peças de calçado históricas da Índia ou da China, bem como obras de arte e peças de artistas que mantêm relações estritas com a Louis Vuitton, todas elas relacionadas com o imaginário do calçado.

Toda esta envolvente serve de inspiração para os vários artesãos da marca, motivando a sua busca contante pela excelência. É neste local, onde os vários modelos de calçado masculinos e femininos da Louis Vuitton são pensados e cuidadosamente produzidos, que o “savoir-faire” se apresenta como uma preocupação fundamental – tal como a transmissão do mesmo, visto que os artesãos se esforçam sempre por dar a conhecer as várias técnicas de manufatura aos criadores mais jovens, de forma a garantir o futuro da marca e da sua arte de produção de calçado de luxo.

Artigos Relacionados

Para aumentar “matches”
16 de agosto de 2019
Marcas & Empresas
O Continente explica como
16 de agosto de 2019
Marcas & Empresas

fechar

fechar

Subscreva a nossa newsletter e receba no seu e-mail as notícias mais quentes da área.

Imagens de Marca Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Li e aceito a política de privacidade.

Cristina Amaro Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Li e aceito a política de privacidade.