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O bloqueio pode ter custado um
total de mais de 88 milhões de euros aos negócios que dependem destas plataformas.
As falhas no funcionamento das aplicações
pertencentes ao grupo Facebook – Instagram, Facebook, WhatsApp e Facebook
Messenger –, que duraram cerca de seis horas na segunda-feira, podem ter
resultado em prejuízos na ordem dos 17 milhões de dólares por hora (quase 15
milhões de euros) para as marcas e negócios que dependem diariamente destas
plataformas.
A estimativa é feita por Sam
O'Brien, diretor de marketing da Affise, uma plataforma de marketing de
performance. "Estima-se que o bloqueio […] tenha custado 17 milhões de
dólares por hora, ou seja, aproximadamente 102 milhões de dólares [mais de 88
milhões de euros] no total”, adianta, em comunicado de imprensa.
O responsável de marketing da empresa nota assim
que os problemas que afetaram temporariamente as aplicações causaram “um pânico
global não só entre os utilizadores, que se sentiram perdidos sem acesso aos
seus perfis e sem capacidade de comunicar com aqueles que lhes eram mais
próximos” – tendo tido também um “impacto severo na atividade nas redes sociais”
de milhões de empresas a nível global.
Isto porque “mais de quatro
milhões de empresas” já utilizam as histórias do Instagram todos os meses, número
que, ainda para mais, “está a aumentar rapidamente”. Além do mais, o Facebook “representa
já 9% de toda a publicidade digital, com 92% do marketing das redes sociais a ter
lugar” nessa mesma rede social, esclarece ainda Sam O'Brien.
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