Faleceu Rosalina Machado, fundadora da Ogilvy & Mather Portugal

Pesquisa

Uma referência da publicidade nacional
Faleceu Rosalina Machado, fundadora da Ogilvy & Mather Portugal
25 de Janeiro de 2021
Faleceu Rosalina Machado, fundadora da Ogilvy & Mather Portugal
Faleceu Rosalina Machado, fundadora da Ogilvy & Mather Portugal
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Faleceu Rosalina Machado, fundadora da Ogilvy & Mather Portugal
Francisco Branco
Jornalista e Coordenador Brands Channel

Nota da direção editorial:

O jornalismo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.

Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.


É um dia triste para o mundo da publicidade. Faleceu aquela que era considerada como uma das maiores profissionais de sempre do setor em Portugal.


Foi em 1986 que Rosalina Machado se tornou presidente da Ogilvy & Mather Portugal e, em simultâneo, a primeira mulher portuguesa presidente de uma multinacional e a primeira em todo o mundo a dirigir os destinos de uma sucursal da Ogilvy.


Assumindo-se como uma líder nata e uma mulher de negócios, o seu legado para história da publicidade em Portugal ficará para sempre ligado ao pioneirismo e emancipação feminina, bem como ao nascimento e crescimento da Ogilvy no território nacional. Recorde-se que Rosalina liderou a organização durante duas décadas, tendo assumido o cargo de chairworman nos seus últimos quatro anos de ligação à empresa. Em 2009 acabou por vender a sua participação para abraçar um novo desafio na sua vida: a restauração.


Em 2014, em entrevista ao Imagens de Marca para uma reportagem sobre as transformações que ocorreram no mercado publicitário após a Revolução do 25 de Abril, Rosalina Machado, que fundou a sua própria agência, a DC3, em pleno Verão Quente, recordou esses tempos de inocência da publicidade: “A partir do 25 de abril as fronteiras alargaram-se e as pessoas começaram a viajar, começaram a ver e a aprender. Vieram alguns bons profissionais do Brasil que marcaram a nossa publicidade. Começámos a transmitir mais a realidade dos nossos dias, que era muito mais próxima daquilo que se passava no exterior. (…) Havia cor, mas era uma cor mais agressiva. Os story boards eram todos feitos à mão. Hoje, nalguns casos, eles são mais desumanizados. Recordo-me que para nós fazermos uma campanha os criativos estavam por vezes noites seguidas para apresentar uma campanha ao fim de 10 ou 15 dias. Mudou muito”.


Segundo Francisco Costa, diretor de serviço a clientes da BAR Ogilvy, que trabalhou mais de uma década com Rosalina até esta deixar a empresa, Rosalina “deixava, em tudo o que fazia, um sorriso, uma felicidade, uma alegria contagiante. Marcou, várias gerações de publicitários, com a sua atitude positiva, com a sua profunda honestidade e a certeza que as empresas são pessoas. Pessoas que ela apoiava, incentivava e ajudava mesmo fora do universo profissional. Rosalina Machado sabia que a felicidade é o bem mais valioso de uma empresa”, afirmou o responsável em comunicado.


Artigos Relacionados

A carregar...

fechar

Faleceu Rosalina Machado, fundadora da Ogilvy & Mather Portugal

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Faleceu Rosalina Machado, fundadora da Ogilvy & Mather Portugal

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile