Facebook lança campanha para ajudar na recuperação económica das PME

Pesquisa

Em Portugal
Facebook lança campanha para ajudar na recuperação económica das PME
21 de Outubro de 2020
Facebook lança campanha para ajudar na recuperação económica das PME
Facebook lança campanha para ajudar na recuperação económica das PME
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Facebook lança campanha para ajudar na recuperação económica das PME
Marco Silva
Coordenador Editorial Digital

Nota da direção editorial:

O jornalismo positivo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.

Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.


#ApoiamosasnossasPME: Facebook lança em Portugal campanha para ajudar na recuperação económica das PME.


Em parceria com a Associação Nacional das Pequenas e Médias Empresas e com apoio institucional do Ministério da Economia e Transição Digital, o Facebook lançou em Portugal a campanha digital ‘#ApoiamosasnossasPME’, uma iniciativa com o objetivo de contribuir de forma positiva para a recuperação das pequenas e médias empresas portuguesas.


Em comunicado, a rede social afirma acredita que através de ferramentas digitais como as incluídas nesta campanha é possível acelerar a transformação digital durante a pandemia de COVID-19, e que existe capacidade nas empresas portuguesas para adaptarem as estratégias de negócio ao novo cenário socioeconómico. 


A campanha ‘#ApoiamosasnossasPME’ consiste numa série de recursos de formação focados na digitalização. Em colaboração com a ANPME, esta nova campanha do Facebook integra o programa de formação ‘Boost with Facebook’. O ‘Boost with Facebook’ são sessões online gratuitas de formação que vão reunir até ao final do ano 3 mil empresários portugueses, com o intuito de apoiar as PME na implementação de ferramentas e estratégias digitais. No próximo dia 19 de outubro começa a 16ª sessão do ‘Boost with Facebook’ em Portugal. 


Além dos recursos de formação, o Facebook lança uma nova ferramenta de diagnóstico digital - https://diagnosticodigital.pt/ - para as empresas portuguesas que permite testar gratuitamente o nível de digitalização da PME e receber uma estratégia personalizada. A estratégia personalizada advém diretamente dos resultados obtidos no diagnóstico digital, que indicam quais as maiores necessidades da empresa para uma  presença online eficiente. O questionário é dividido em quatro segmentos: ‘Dar-se a conhecer’; ‘Ser encontrado facilmente’; ‘Captar clientes’; e ‘Fidelizar clientes’. As respostas aos quatro segmentos vão identificar qual a estratégia digital a adotar, desde os meta títulos ao modo de navegação do website


O tecido empresarial português é essencialmente constituído por pequenas e médias empresas. Segundo o último relatório do Facebook sobre o impacto da COVID-19 nas PMEs - uma parceria com o Banco Mundial e a OCDE - as pequenas empresas que têm mais de 25% das suas vendas online têm maior probabilidade de terminar o ano com vendas superiores às de 2019. Em Portugal, segundo o último inquérito realizado em julho, 31% das PME portuguesas têm mais de 25% das suas vendas online.


Existem sinais de uma ligeira recuperação económica para as PME em Portugal: 93% das empresas confirmam que estão em atividade - em maio eram apenas 77%; e 28% diz que a falta de dinheiro em caixa é um problema, o que também é uma melhoria (em maio era 36%).


Segundo Irene Cano, Directora-Geral do Facebook em Portugal e Espanha: “A situação que temos vivido provocou profundas mudanças sociais e empresariais, nas quais a tecnologia está a ter um papel fundamental. Durante o confinamento, muitas PME recorreram às nossas plataformas para acelerar a digitalização dos seus negócios e queremos continuar a ajudá-las neste processo, que será crucial para sobreviver neste novo cenário, assim como para a recuperação económica de Portugal”. 


Segundo Paula Hespanhol, vice-presidente da ‘ANPME’, "se o marketing digital e a transformação digital já era muito importante para as PME, neste momento de pandemia que estamos a atravessar torna-se essencial para a sua sobrevivência no mercado”.


O espaço online ainda inclui três casos de PME portuguesas que o Facebook sugere como exemplos de uma estratégia digital bem sucedida, seja porque conseguiram crescer em 2020 ou mesmo pelo sucesso de um negócio aberto em plena pandemia. Estes são alguns exemplos de ‘grandes histórias para inspirar pequenos negócios’:

Artigos Relacionados

A carregar...

fechar

Facebook lança campanha para ajudar na recuperação económica das PME

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Facebook lança campanha para ajudar na recuperação económica das PME

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile