Newsletter
Pesquisa
Faça parte do futuro do Imagens de Marca
O rigor, a relevância e a criatividade estão
presentes nos conteúdos que disponibilizamos sem restrições, porque o
jornalismo é um veículo fundamental para a economia do país.
Apoie a missão de empoderamento das marcas,
das empresas e das pessoas: faça parte da nossa comunidade.
Segundo os dados da última edição do estudo “Os Portugueses e as
Redes Sociais”, produzido pela Marktest, o Facebook é a rede
social que os portugueses mais estão a abandonar.
Um em cada quatro utilizadores de redes sociais que assumiu ter
abandonado alguma destas plataformas no último ano referiu o
Facebook como a rede que deixou de utilizar.
Os
resultados do estudo referem que o volume de inquiridos que diz ter
deixado de usar alguma rede social se situa nos 19,6%. Um valor que
representa um acréscimo de 2.5 pontos percentuais face aos 17,1% de
portugueses com perfis em redes sociais que assumiam em 2020 ter
abandonado alguma rede.
Na
discriminação das redes abandonadas ao longo do último ano, a
seguir ao Facebook o Top5 de plataformas mais citadas pelos
inquiridos inclui ainda o Snapchat (25,2%), o Twitter (17.7%), o
LinkedIn (15,1%) e o Pinterest (14,2%).
A falta
de interesse foi o principal motivo apontado pelos inquiridos (36,8%)
para justificar a decisão de abandonar estas redes sociais. A falta
de tempo e o pouco uso que já antes davam às redes sociais
abandonadas foram outras das razões mais referidas.
Recorde-se
que, embora seja a rede social com mais abandonos, o Facebook
continua a ser de forma a rede social com mais utilizadores em
Portugal: 93.4% dos utilizadores de redes sociais afirmam ter perfil
criado no Facebook.
A
edição de 2021 do estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais”
concluiu também que os portugueses têm, em média, contas criadas
em 6 redes sociais. Ou seja, mais do dobro da média que se
verificava em 2011, quando a Marktest começou a produzir este
estudo.
Este
registo confirma o crescimento exponencial do hábito de uso de redes
sociais em Portugal, que ganha ainda maior volume entre os mais
jovens, onde sobe para 9 a média de redes onde os utilizadores
dizem ter perfil criado.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.