Newsletter
Pesquisa
Faça parte do futuro do Imagens de Marca
O rigor, a relevância e a criatividade estão
presentes nos conteúdos que disponibilizamos sem restrições, porque o
jornalismo é um veículo fundamental para a economia do país.
Apoie a missão de empoderamento das marcas,
das empresas e das pessoas: faça parte da nossa comunidade.
O estudo da Marktest mostra que o
Instagram, o Whatsapp e o TikTok são redes em clara ascensão em Portugal.
O Facebook continua a ser a rede
social com maior notoriedade espontânea e com mais utilizadores em Portugal.
Mas há outras redes sociais que estão a ganhar terreno entre os portugueses, ao
nível da utilização e da notoriedade espontânea em relação às suas marcas. É o
caso do Instagram, do Whatsapp e do TikTok, que estão em clara ascensão em
Portugal.
As conclusões derivam da edição
de 2021 do estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais”, desenvolvido pela Marktest.
O Facebook é identificado como a rede social com mais referências espontâneas
por parte dos inquiridos, com um registo de 98,5% de respostas quando se questiona
sobre as redes sociais que os portugueses conhecem.
O Instagram apresenta-se como a
segunda rede social mais citada, que mantém a sua notoriedade em crescimento, atingindo
agora os 89,6% de referências espontâneas (ou seja, sem sugestão de respostas).
Há cinco anos, a notoriedade do Instagram em Portugal situava-se apenas nos
54,9%.
O Twitter, por sua vez, mantém a
terceira posição no índice de notoriedade espontânea, com 57,5%. Já o TikTok –
que foi analisado pela primeira vez neste âmbito em 2020 –, sobe agora para o
quarto lugar, com 32,2% de referências, confirmando assim a clara tendência de
crescimento que vem apresentando no nosso país. O WhatsApp ocupa a quinta
posição das redes sociais mais referidas de forma espontânea, com 27,5%.
No que respeita ao uso destas
plataformas, os portugueses têm, em média, contas criadas em seis redes
sociais. Ou seja, mais do dobro da média que se verificava em 2011. Um registo
que confirma o crescimento exponencial do hábito de uso de redes sociais e que
ganha ainda maior volume entre os mais jovens, onde sobe para nove a média de
redes sociais onde estes têm perfis.
Também neste critério o Facebook
domina em Portugal, com 93,4% dos utilizadores de redes sociais a afirmarem ter
perfil criado nesta rede, o que traduz um crescimento de 1,2 pontos percentuais
(p.p.) face a 2020. Seguem-se o WhatsApp, com 82,6% dos utilizadores (mais 2,6
p.p.) e o Instagram, que se mantém como a terceira rede mais utilizada, com 76,1%
(mais 2,8 p.p.).
O Twitch e Telegram destacam-se
também na edição de 2021 deste estudo, assumindo-se como as redes sociais cuja
penetração em Portugal mais cresceu durante o último ano. O Twitch duplicou os
valores do ano anterior, para os 10,1%, enquanto o Telegram quase duplicou de penetração
e atingiu os 21,9%, entrando assim para o top 10.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.