Newsletter
Pesquisa
Faça parte do futuro do Imagens de Marca
O rigor, a relevância e a criatividade estão
presentes nos conteúdos que disponibilizamos sem restrições, porque o
jornalismo é um veículo fundamental para a economia do país.
Apoie a missão de empoderamento das marcas,
das empresas e das pessoas: faça parte da nossa comunidade.
O primeiro semestre de 2022 inverteu a tendência dos últimos anos e viu as exportações de vinhos portugueses caírem, em comparação com o mesmo período de 2021.
De acordo com os dados divulgados pela ViniPortugal, de janeiro a junho de 2022 registou-se um decréscimo de 1,28% em valor nas exportações comparativamente com o período homólogo de 2021, tendo ultrapassado os 432 milhões de euros (menos 5,6 milhões de euros face ao mesmo período de 2021).
“As exportações de vinho estão a cair há alguns meses, números que começámos a prever desde o momento em que os produtores registaram falta de matéria-prima na sua produção e problemas na distribuição. A conjuntura internacional é a principal causa desta contração, tendência do sector que surge, felizmente, só agora e que foi evitada nos últimos meses (e anos) graças à resiliência e dinâmica dos produtores nacionais. Recordo que estivemos a crescer a dois dígitos em grande parte do ano de 2021 e também no arranque de 2022. Como tal, acreditamos, ainda assim, que possamos terminar 2022 com um balanço positivo”, afirma em comunicado Frederico Falcão, Presidente da ViniPortugal.
Apesar de tudo, o comunicado salienta o crescimento das exportações nos mercados de Angola (+55,2%), Canadá (+4,1%) e Japão (+21,6%).
As exportações com destino ao mercado comunitário registaram uma quebra em valor (-5,1%), tendo os Países Terceiros aumentado 2,2% em valor, em comparação com o mesmo período de 2021.
Pela negativa destaca-se a China (-47,7%), a Alemanha (-12,8%), a Rússia (-62,1%) e a Suécia (-16,8%).
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.