Exportações de vinhos portugueses crescem 19% no primeiro semestre de 2021

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Dados da ViniPortugal
Exportações de vinhos portugueses crescem 19% no primeiro semestre de 2021
13 de Agosto de 2021
Exportações de vinhos portugueses crescem 19% no primeiro semestre de 2021
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De acordo com a ViniPortugal, França foi o principal mercado de destino dos vinhos portugueses. Seguiram-se Estados Unidos e Reino Unido.


As exportações de vinhos portugueses tiveram um primeiro semestre positivo, em comparação com o mesmo período de 2020. De acordo com dados divulgados pela ViniPortugal, nos primeiros seis meses do ano as exportações subiram mais de 19%, quando comparando com o período compreendido entre janeiro e junho do ano passado.


Para além de um aumento de 19,3% nas exportações de vinhos portugueses face ao período homólogo, está ainda em causa uma subida de 9,2% face a 2019. O preço médio do vinho também aumentou, em comparação com o período homólogo, na ordem dos 4,2%.


Os dados avançados pela Associação Interprofissional do Vinho vieram ainda mostrar que, durante o primeiro semestre de 2021, França foi o principal mercado de exportação, correspondendo a um total de 56,7 milhões de euros (o equivalente a um crescimento de 14,5%). No top 5 constam também os Estados Unidos e o Reino Unido (cada um com quase 33 milhões de euros), seguindo-se o Brasil e a Alemanha (com 28 milhões cada).


Deste leque, é de destacar o crescimento das exportações nos mercados norte-americano e brasileiro, “com crescimentos próximos dos 10 milhões de euros em cada um deles”, adianta a ViniPortugal em comunicado de imprensa. Para estes dois países as exportações aumentaram 22,2% e 42,3%, respetivamente. As exportações para terras norte-americanas totalizaram 54,7 milhões de euros, aproximando-se dos 32 milhões no caso do Brasil.


O primeiro semestre de 2021 foi de crescimento na quase totalidade dos mercados, excetuando-se o caso de Angola, onde se registou uma queda de 12,2% face ao valor de 2020. Um outro exemplo que merece particular destaque é o da Coreia do Sul, que mais que duplicou, em valor, as compras de vinhos portugueses, as quais praticamente chegaram aos 3,5 milhões de euros (+139,9%).


No que diz respeito aos valores relativos ao mercado interno e externo à União Europeia, a associação revela que ambos apresentaram comportamentos semelhantes, sendo que nos países pertencentes ao bloco europeu houve um crescimento de 19,0%, ao passo que nos países terceiros o crescimento foi ligeiramente superior (+19,6%).

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