Newsletter
Pesquisa
Portugal é um dos 158 países que participam na Expo 2025 Osaka dedicada ao tema: “Desenhar as Sociedades do Futuro para as Nossas Vidas”.
Quase trinta mil visitantes exploraram o Pavilhão de Portugal nos primeiros três dias de arranque da Expo 2025 Osaka, realizada no Japão, que conta com espaços expositivos, como o restaurante e a loja, além de UMI, a mascote do país.
O autor do projeto do pavilhão português, o arquiteto japonês Kengo Kuma, esteve presente no dia da inauguração da exposição mundial para falar com os visitantes. Destaque para os dois espaços expositivos que, durante 184 dias, vão apresentar ao mundo a histórica parceria de Portugal com o Japão – tendo como elo o oceano – e um segundo núcleo que destaca a urgência da proteção dos oceanos e o papel da tecnologia e inovação portuguesas para a sustentabilidade do planeta, lê-se num comunicado enviado às redações.
Além de Kengo Kuma, estiveram presentes na abertura do pavilhão o embaixador de Portugal no Japão, Gilberto Jerónimo, e a comissária-geral de Portugal para a Expo 2025 Osaka, Joana Gomes Cardoso. A marcar o primeiro dia também esteve presente um primeiro grupo de portugueses.
“Haverá uma forte aposta na dimensão económica, cultural, turística e científica que releva o papel de Portugal na Economia Azul com o objetivo de aumentar a notoriedade de Portugal no mundo, ampliando o seu reconhecimento como um país moderno, tecnologicamente inovador, com uma economia aberta que aposta na sustentabilidade junto de potenciais parceiros económicos, clientes e investidores”, afirma a comissária-geral de Portugal para a Expo 2025 Osaka, Joana Gomes Cardoso.
Dedicado ao tema “Oceano, Diálogo Azul”, o Pavilhão de Portugal “convida os visitantes a mergulhar e a descobrir o Oceano, levando, de forma metafórica, um pedaço de Oceano para a Expo 2025, e integrando, na sua composição, 9.972 cordas suspensas e redes recicladas para criar um efeito perene e exposto aos elementos naturais como o sol e o vento”, refere a nota de imprensa.
UMI, a mascote oficial criada pelo Turismo de Portugal, é um cavalo-marinho, sendo outro símbolo que combina a ligação entre Portugal e o Japão através do oceano (“Umi”, em japonês), um elemento que permitiu que Portugal e o Japão se ‘encontrassem’ há quase 500 anos, e criassem uma profunda ligação histórica e cultural mantendo há séculos uma relação de cooperação sólida.
A participação de Portugal na Expo 2025 Osaka é coordenada pela AICEP em articulação com o Turismo de Portugal. Mais de 150 empresas, associações, autarquias, universidades, artistas e outras instituições participam na programação do Pavilhão de Portugal.
De notar que a Expo 2025 Osaka iniciou-se a 13 de abril e decorrerá até 13 de outubro deste ano. O Dia de Portugal está marcado para 5 de maio, também o Dia Mundial da Língua Portuguesa, e contará com um vasto programa cultural.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.