Newsletter
Pesquisa
Com o avanço do desconfinamento, e com a diminuição das
restrições impostas, as exigências dos consumidores relativamente às marcas
também estão a mudar gradualmente.
Os cidadãos mostram-se menos
exigentes do que há umas semanas. É isso que, pelo menos, indica um estudo
realizado na Alemanha pela Mediaplus. A vontade de exigir um forte compromisso
social às marcas caiu nas últimas semanas de 49% para 45%. Se no
início de abril cerca de 62% dos consumidores considerava que as insígnias de
referência deveriam proporcionar aos clientes ofertas de natureza local, agora
essa percentagem é de 57%. No mesmo sentido, apenas 37% reclama às
marcas mais e melhores serviços deslocalizados.
Nas últimas semanas observa-se
também uma diminuição na confiança que o consumidor deposita nas marcas. Em princípios
de abril 36% dos consumidores dizia ter mais confiança nas marcas sólidas e
tradicionais em tempos de crise. Agora a percentagem cai para 32%. Neste momento
31% dos consumidores apoia-se nas marcas como forma de sentir mais confiança e
proximidade. Há seis semanas esta proporção era substancialmente mais elevada
(36%).
Ainda assim, mesmo que as
exigências do consumidor tenham diminuído, isso não significa que elas tenham acabado.
61% acredita que as marcas deveriam responder de forma mais adequada às suas
necessidades. O preço (74%) e a qualidade (82%) são aspetos que continuam a ser
muito relevantes aos olhos da população.
Ansioso por voltar à “normalidade”,
o consumidor mostra-se atualmente menos disponível para assistir a publicidade relacionada
com o tema Covid-19. O apoio a este tipo de campanhas e anúncios caiu de 19%
para 12% na última semana. Com o alívio das restrições, após a quarentena
obrigatória, a dependência do consumidor face às redes digitais para adquirir
produtos de primeira necessidade também tende
a reduzir-se. De acordo com este estudo, a grande maioria dos inquiridos opta pelas
habituais lojas físicas na hora de comprar alimentos e bebidas.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.