
Newsletter
Pesquisa

Falta apenas uma semana para a apresentação global do novo EX60 100% elétrico. Sendo o primeiro Volvo concebido para ser lançado com o Gemini, um assistente de IA da Google, pode ter uma verdadeira conversa natural com o EX60, o automóvel, segundo a marca, mais inteligente e tecnologicamente avançado até à data.
Com lançamento previsto para 21 de janeiro, o novo SUV elétrico de media dimensão está equipado com tecnologia de ponta alimentada por IA que, segundo a Volvo, ajuda a tornar a vida dos condutores mais fácil, segura, conveniente e simplesmente mais agradável.
“O novo EX60 está repleto de tecnologia centrada no ser humano, concebida para melhorar a sua vida ao volante. O HuginCore é o nosso sistema de última geração de hardware e software que combina a tecnologia desenvolvida internamente com os melhores serviços e tecnologias de líderes tecnológicos como Google, NVIDIA e Qualcomm Technologies. Cria uma tecnologia discreta, mas de ponta, que funciona silenciosamente em segundo plano para apoiá-lo”, afirma Anders Bell, Chief Engineering and Technology Officer da Volvo Cars, citado num comunicado de imprensa enviado às redações.
O Gemini torna cada viagem mais útil, fornecendo controlo de mãos-livres para tudo o que importa na estrada. É personalizado, profundamente integrado com o automóvel e permite aos condutores gerir tarefas complexas através de conversas naturais, sem terem de se lembrar de comandos específicos. Os condutores podem manter-se concentrados na condução, reduzindo a necessidade de olhar para o ecrã central.
Por exemplo, os condutores podem pedir ao Gemini para encontrar a morada de uma reserva de hotel no seu e-mail, verificar se um item comprado recentemente cabe no porta-bagagens do seu EX60 ou sugerir ideias para uma próxima viagem. Esta integração torna a utilização do EX60 intuitiva e baseia-se no trabalho conjunto da Volvo Cars e do Google, há quase uma década.
O EX60 contém a mais recente interação do HuginCore, o sistema central com o nome do pássaro na mitologia nórdica que capacita o automóvel a pensar, processar e agir. Esta é a primeira vez que a marca dá nome ao seu sistema central, que engloba a arquitetura elétrica desenvolvida internamente, o computador central, os controladores de zona e o software no interior do EX60 – um verdadeiro automóvel definido por software.
O HuginCore incorpora a abordagem à tecnologia centrada no ser humano, combinando desenvolvimento interno e colaboração com líderes tecnológicos. O objetivo é permitir a melhoria contínua dos automóveis Volvo através de atualizações over-the-air e reforça, segundo afirma a marca, a posição da insígnia com forte preocupação em segurança.
Artigos Relacionados
fechar

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.