“Eu uso a Manie”: campanha coloca os clientes no centro da marca

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“Eu uso a Manie”: campanha coloca os clientes no centro da marca
24 de Setembro de 2025
“Eu uso a Manie”: campanha coloca os clientes no centro da marca
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“Eu uso a Manie”: campanha coloca os clientes no centro da marca
Marco Silva
Coordenador Editorial Digital
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A Manie, uma start-up portuguesa que nasce com a missão de simplificar e automatizar a gestão de contratos de eletricidade e gás, acaba de lançar a sua primeira grande campanha publicitária. Sob o mote “Eu uso a Manie”, a iniciativa dá protagonismo aos clientes e arranca hoje com presença no Metro de Lisboa, mupis e canais digitais.


“Eu uso a Manie”: campanha coloca os clientes no centro da marca

Fundada em 2024, a Manie apresenta-se como muito mais do que um comparador de tarifas: posiciona-se como um parceiro de poupança, assumindo para si a responsabilidade de rever periodicamente os contratos e garantir que cada família ou empresa está sempre na melhor tarifa disponível. No centro da proposta está o AutoSwitch, uma serviço que a start-up diz ser pioneiro em Portugal que monitoriza continuamente as ofertas do mercado e muda automaticamente o contrato do cliente sempre que existam condições mais vantajosas.


Com criatividade assente no humor e proximidade, a nova campanha mostra clientes reais com nomes iguais a celebridades conhecidas, como Sara Sampaio, Mourinho, Cristina Ferreira ou Joana Marques. O “twist” surge logo a seguir: “Provavelmente não quem estás a pensar.” 


“Na Manie acreditamos que os nossos clientes são os protagonistas. Eles já estão a poupar connosco, e é isso que queremos celebrar nesta campanha”, explica João Melo, co-fundador da startup.


Num ano de atividade, a Manie já soma mais de 15 mil utilizadores do AutoSwitch, que representam poupanças médias de 240 euros por ano por cliente, afirma a empresa em comunicado, um total anualizado de mais de 10 milhões de euros. Estes resultados mostram que, apesar de ser um dos maiores custos fixos dos agregados, a energia continua a ser uma área onde existem oportunidades claras de poupança quando se eliminam barreiras de tempo, informação e burocracia, explica a marca.


A campanha surge também num momento de crescimento para a Manie que está a preparar o lançamento da sua primeira aplicação móvel, disponível em breve para Android e iOS. A app permitirá gerir contratos, acompanhar faturas, verificar trocas de fornecimento e receber notificações em tempo real sempre que surgir uma oportunidade de poupança. “Estamos a construir a base de um hub digital de energia, onde cada consumidor poderá gerir todos os aspetos da sua relação com a eletricidade e o gás”, sublinha Francisco Ferreira, co-fundador da Manie.


Com esta estratégia, a startup reforça o propósito de tornar o mercado de energia mais justo, transparente e competitivo, mostrando que simplificar a gestão da eletricidade e do gás é também uma forma de empoderar os consumidores.

 

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