
Newsletter
Pesquisa

Um novo estudo global da Visa, realizado em parceria com o TikTok e a Morning Consult, mostra que os criadores de conteúdo digitais estão cada vez mais confiantes no crescimento das suas receitas e no desenvolvimento de competências de gestão de negócio.
O relatório, intitulado Monetized: Visa 2025 Creator Report, analisou respostas de mais de 1.000 criadores de conteúdo de cinco regiões — Estados Unidos, Brasil, Austrália, Reino Unido e Emirados Árabes Unidos — entre maio e agosto de 2025.
Segundo os resultados do estudo, divulgados num comunicado enviado às redações, 88% dos criadores acreditam que vão aumentar a sua receita no próximo ano, refletindo um crescente otimismo sobre o potencial de ganhos neste setor. A maioria recorre a fundos pessoais, apoio da comunidade e modelos de financiamento alternativos, como crowdfunding, evidenciando a necessidade de ferramentas financeiras adaptadas a este público.
Além disso, 52% dos criadores recebem pagamentos de fora do seu país de origem, enquanto 94% referem sentir encorajamento de família e amigos, reforçando a perceção da criação de conteúdo como uma carreira valorizada.
O relatório também destaca que os criadores estão a desenvolver competências de gestão de negócio de forma autónoma e em rede, com especial foco em negociação de contratos e gestão financeira. Apesar da preferência por processadores de pagamento modernos, atrasos nos recebimentos continuam a ser um desafio para muitos.
Ferramentas e programas de apoio
A Visa anunciou planos para explorar um programa piloto com a fintech Karat Financial, destinado a simplificar a gestão das operações financeiras dos criadores. Entre os recursos previstos estão pagamentos automatizados assistidos por IA, alertas de prazos e pagamentos em atraso, e bases de dados para armazenar e verificar informações de clientes e fornecedores, com o objetivo de otimizar o fluxo de caixa e reduzir riscos.
Para Jonathan Kolozsvary, Global Head of Small Business da Visa, “os criadores estão entre os segmentos de pequenas empresas mais dinâmicos do mundo. O relatório destaca a sua capacidade de inovação e orienta a forma como a Visa investe para capacitar a economia dos criadores, ao proporcionar acesso a capital, ferramentas financeiras especializadas e recursos que ajudam os criadores a expandir os seus negócios local e globalmente”.
O estudo reforça a visão da Visa de que os criadores digitais são uma força poderosa na economia global, reconhecidos oficialmente como pequenas empresas desde a Web Summit de 2024. A empresa sublinha a importância de tecnologia de pagamentos avançada, recursos educativos e produtos financeiros flexíveis para apoiar esta nova geração de empreendedores.
Artigos Relacionados
fechar

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.