
Newsletter
Pesquisa

A Web Summit continua a ter impacto direto na hotelaria da Grande Lisboa. Um estudo da NOVA IMS, com dados da Host Intelligence, revela que, entre segunda e quinta-feira da semana do evento, os hotéis registaram um aumento de 26,7% no preço médio por noite e 10,6 pontos percentuais na taxa de ocupação, face à semana anterior.
Na prática, a ocupação passou de 74,2% para 84,8%, enquanto o preço médio diário por quarto subiu de 119 para 151 euros. Estes valores estão em linha com 2024, quando o preço médio atingiu 152 euros, mas mostram um ligeiro abrandamento: menos 1,5 pontos percentuais na ocupação e uma quebra de 0,7% no preço médio.
“Estamos a falar de novembro, uma altura em que, na maioria dos principais destinos urbanos europeus, a procura é claramente mais baixa. Ainda assim, em Lisboa, mesmo antes da Web Summit, os hotéis da região registam ocupações acima de 70%, o que é até um valor robusto para esta fase do ano. Em cima deste patamar, o evento funciona como acelerador: faz crescer a ocupação cerca de 10 pontos percentuais e permite aumentos de preços entre 26% e 27%, um comportamento típico de mercados com forte procura e estratégias de gestão de receitas profissionalizada”, sublinha Nuno António, professor da NOVA IMS e coordenador do Tourism & Hospitality Analytics Lab.
O estudo analisou 155 hotéis da Área Metropolitana de Lisboa, num universo de 548, confirmando que a Web Summit continua a ser um dos principais motores de procura turística na cidade.
Artigos Relacionados
fechar

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.