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Os novos modelos de negócio e as mudanças nos
valores do consumidor são, aos olhos dos responsáveis de marketing, os desafios
mais críticos para as marcas na era Covid-19.
O
estudo global da LLYC, "Desafios do Chief Marketing Officer", revela
ainda que a publicidade digital (que cresceu cerca de 66%) e as relações
públicas (consideradas por 46% uma prioridade) são obrigatórias em termos de
investimento para as marcas.
O
estudo, que contou com a participação de cerca de 100 responsáveis de marketing
de empresas de referência em 10 mercados, entre as quais Delta Cafés, JLL,
Sonae Sierra, Porto Business School, L´oreal Professionnel ou Unilever, revela
que as mudanças no mercado desencadeadas pela pandemia e o surgimento de novos
modelos de negócio representam o fator externo mais crítico para 47% dos CMO.
As mudanças nos valores do consumidor são também uma preocupação para 39% dos
inquiridos. O que leva a que a experiência do consumidor e a procura de
segurança e confiança se tornem um desafio fundamental para os responsáveis de
marketing e as suas organizações.
Os
responsáveis entrevistados acreditam que melhorar a eficiência e o impacto do
seu atual modelo de negócio (referido por 91% dos inquiridos) e adaptar os seus
produtos e serviços existentes (88%) é a chave para lidar com as mudanças
extraordinárias do atual contexto. É por isso também que há uma maior
preocupação com o compromisso das empresas para com a sociedade estando, entre
as questões mais importantes, o reforço da segurança pessoal, a convivência e o
respeito e cuidado com os idosos em primeiro lugar.
A
Covid-19 parece ter deixado as organizações mais colaborativas do que nunca já
que, segundo o estudo, é essencial para as marcas antecipar a análise dos
cenários futuros e acelerar a superação de desafios.
Marlene Gaspar, diretora da área de engagement e
digital da LLYC em Portugal, explica que "com este estudo pretendemos
divulgar a nova realidade que os profissionais de marketing e as organizações
enfrentam". A responsável acrescenta ainda que esta é "uma realidade
que multiplica a relevância da área que representam, tornando-se, em muitas
ocasiões, a primeira linha de contacto com os clientes que procuram
informações, segurança e confiança como nunca tinham feito antes".
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