Newsletter
Pesquisa
“The Problem is Not Seeing the Problem” (o problema é não vermos o problema) é o nome da nova campanha da ONU, realizada em parceira com a Unstereotype Alliance, que mostra que os estereótipos de género, ainda estão bem vivos no mundo da publicidade.
O vídeo simula um casting para a escolha do elenco de um anúncio publicitário, sem que os atores envolvidos soubessem do seu envolvimento no projeto da ONU. Durante o casting, os atores têm que representar certos papéis estereotipizados, como a “dançarina sexy” e o “pai inútil”.
Este anúncio, criado pela agência criativa MullenLowe e que, entretanto, foi ganhando o apoio de empresas como a Google e a Microsoft, mostra que entre os preconceitos relacionados com a identidade de género, são aqueles relacionados com as ideias de masculinidade e de feminilidade que mais se encontram vincados nesta indústria.
De acordo com a diretora executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka, as “conceções negativas e diminutas de mulheres e meninas são uma das maiores barreiras para a igualdade de género e precisamos de abordar e mudar essas imagens, onde quer que elas apareçam. A publicidade é um motor particularmente poderoso para mudar perceções e impactar as normas sociais”.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.