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O título inspira-se apenas e simplesmente nas primeiras palavras que retiro da exposição The Happy Show de Stefan Sagmeister, em exibição no MAAT. Leio logo à entrada: “esta exposição não o vai deixar mais feliz”. Mas na verdade, desculpa Stefan, até me deixou.
Sagmeister dispensa apresentações, mas para contexto é o designer gráfico que em Portugal trabalhou há uns anos a marca EDP, mudou-se para Nova Iorque em 1993 onde, desde então, tem influenciado a cultura do design, entre os seus trabalhos mais reconhecidos estão capas de discos para bandas como os Rolling Stones e Lou Reed mas também campanhas para marcas como a HBO e a Levi’s.
Depois de ver The Happy Film, o documentário que o designer produziu e onde vive uma série de experiências para descobrir o que causa a felicidade, como pode ele próprio pode ser mais feliz, colocando a questão se seria possível ter como projeto de design a sua própria felicidade, a exposição foi para mim uma espécie de experiência imersiva do próprio filme. E talvez por isso, no final do dia de ontem me tenha sentido feliz.
Há dias a Harvard Business Review publicava um artigo que falava sobre a importância de nos focarmos nas questões e não nas respostas para alcançarmos melhores insights em processos de Brainstorming.
Questiono-me se não será a procura da felicidade um eterno processo de Brainstorming?
Numa espécie de diário aberto, em The Happy Show Stefan Sagmeister questiona o que é a felicidade, como a podemos encontrar, o que fazemos para sermos felizes. Entre vídeos, infografias, esculturas e instalações interativas, mas também com provocações e interações e a apresentação de dados sociais.
Um laboratório onde se explora a visão e a mente de quem defende que devemos ter uma atitude mais participativa na procura da felicidade, porque tal como o corpo também se pode treinar a mente.
À entrada carreguei num botão e saiu-me uma carta que me dizia “Faça um desconhecido rir à gargalhada”. Confesso que não o fiz na exposição. Fui pouco participativa. Trouxe-o comigo e talvez seja uma missão para os próximos dias.
E mais do que respostas da exposição trouxe questões. Muitas.
Para Sagmeister foram mais de 10 anos de pesquisa sobre o conceito da felicidade. Eu vou começar por tentar fazer rir à gargalhada um desconhecido.
Reveja a entrevista que o Imagens de Marca fez recentemente ao designer e onde fala sobre a Beleza, o seu novo projeto, mas também sobre a Felicidade.
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