Newsletter
Pesquisa
O engenheiro italiano Andrea Marazzi, conhecido pelo canal Tutti Pazzi per Marazzi, construiu aquele que é possivelmente o Fiat Panda mais estreito do mundo - um veículo elétrico totalmente funcional com apenas 50 centímetros de largura e espaço suficiente para um único condutor.
O projeto, que demorou 12 meses a ser concluído, foi realizado na oficina e centro de reciclagem automóvel da família Marazzi, em Bagnolo Cremasco, no norte de Itália.
Apesar do tamanho compacto, o microveículo foi criado com 99% das peças originais de um Fiat Panda de 1993. Marazzi manteve o tejadilho, as portas e vários elementos do design original, mas reformulou totalmente a carroçaria, estrutura interna e chassis, adaptando o carro para funcionar com um motor elétrico e apenas um lugar central.
De acordo com o Design Boom, o carro, que pesa 264 kg, tem 1,45 metros de altura e 3,4 metros de comprimento, atinge uma velocidade máxima de 15 km/h e uma autonomia de cerca de 25 km por carga. Com quatro rodas, um pequeno volante, e um único farol frontal, o veículo é capaz de circular, embora não seja homologado para uso em estrada, sendo antes uma peça de exposição pensada para feiras, eventos e demonstrações.
Na traseira, o formato afunilado do carro faz lembrar a proa de um barco, acentuando o seu caráter artístico e escultórico. “Escolhi o Panda porque é famoso em todo o mundo. Já houve Pandas com banheiras, Pandas feitos de madeira, mas ninguém tinha feito um tão fino”, afirmou Marazzi, citado pelo The Times.
O criador está atualmente a preparar uma candidatura oficial ao Guinness World Records, para registar o veículo como o carro mais estreito alguma vez construído. O projeto representa uma combinação entre engenho artesanal, reutilização sustentável de componentes e criatividade automóvel, e tem conquistado a atenção de fãs de carros e curiosos de todo o mundo.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.