Newsletter
Pesquisa
Nota da direção editorial:
O jornalismo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.
Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.
Quando questionados sobre quais os comportamentos ou preocupações que
têm nesta época, os portugueses referem recusar sacos nas lojas, usar
papel reciclado para embrulho e ter preocupação em comprar produtos
amigos do ambiente.
Utilizar pinheiros artificiais (75%), separar os resíduos dos
embrulhos (73%) e não utilizar utensílios descartáveis (71%). Estes são
os principais comportamentos ambientais assumidos pelos portugueses
durante a época natalícia, segundo um estudo promovido pela Sociedade
Ponto Verde.
Quando questionados sobre quais
os comportamentos ou preocupações que têm nesta época, os portugueses
referem recusar sacos nas lojas, usar papel reciclado para embrulho e
ter preocupação em comprar produtos amigos do ambiente.
Os
dados mostram que 9 em cada 10 portugueses fazem reciclagem de
embalagens, mas sabendo que a época festiva está associada a um aumento
do consumo, que se reflete numa maior produção de resíduos, são
necessárias preocupações ambientais diferentes no Natal do que no resto
do ano.
"Os portugueses são cada vez mais
conscientes da importância de adotarem comportamentos responsáveis face à
proteção do ambiente e a relevância da reciclagem enquanto um deles é
cada vez mais notada. Este mesmo inquérito mostrou-nos que 89% dos
portugueses admite estar mais preocupado hoje em dia com os problemas
ambientais do que o que estava há 10 anos e o Natal não é exceção",
refere em comunicado Ana Trigo Morais, ceo da Sociedade Ponto Verde.
Ao
longo dos últimos anos a Sociedade Ponto Verde tem desenvolvido
campanhas específicas no Natal procurando sensibilizar os portugueses
para a importância de também nas épocas festivas existir uma atenção com
a proteção do ambiente. Este ano, com o mote “O melhor presente do
mundo é um mundo melhor”, voltou a lançar a sua campanha para a época
festiva, evocando em cada um de nós a vontade de partilhar e oferecer um
mundo melhor.
“Acreditamos
que as campanhas têm contribuído para esta nova consciência e alerta
ambiental. O reforço de comunicação no Natal tem como objetivo
incentivar à manutenção dos bons hábitos de reciclagem, que devem ter
especial importância nesta época” acrescenta Ana Trigo Morais.
Ao
longo do mês de dezembro, os portugueses têm sido convidados a
partilhar nas suas redes sociais o filtro especial criado para esta
ação, formando um movimento de celebração de um mundo melhor. Com a
reciclagem no centro das atenções, e com o objetivo de facilitar e
aumentar a separação nas casas portuguesas neste Natal, por cada
partilha, os participantes ganham um conjunto de ecobags. Semanalmente
são oferecidos 200 ecobags, num total de 1.000 ao longo de todo o mês no
Instagram e Facebook.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.