Newsletter
Pesquisa
O estudo da Merco, monitor empresarial de reputação corporativa, avaliou as empresas que em 2022 cumpriram melhor os fatores ambientais, sociais e de governança no nosso país.
O Grupo Nabeiro ocupa o primeiro lugar no ranking das empresas mais responsáveis em Portugal. Segue-se a Sonae, em segundo lugar, e a EDP, em terceiro.
Nesta lista de 100 empresas mais responsáveis em termos de ESG (Environmental, Social, Governance) encontra-se também a IKEA, em quarto lugar, e a Jerónimo Martins, em quinto. A Vodafone, Lidl, Galp, Microsoft e Google completam o top 10.
Também a Fidelidade foi considerada uma das empresas mais sustentáveis do país, no que diz respeito ao setor dos seguros, integrando assim o top 20.
“É de notar que, analisando a perceção dos consumidores sobre as empresas portuguesas, percebe-se que as duas variáveis com as classificações mais baixas são a responsabilidade social e a responsabilidade ambiental. Este é um desafio para as empresas, que deverão estar conscientes de que, apesar dos grandes progressos alcançados, as expectativas dos consumidores estão mais avançadas do que os progressos reais realizados”, explica José María San Segundo, CEO do Merco.
No que toca à avaliação feita pelos consumidores portugueses, quando comparados com os consumidores espanhóis, é de salientar que, segundo o CEO do Merco, “os portugueses classificam melhor as empresas que operam em Portugal do que os espanhóis classificam as suas”. “Serão os consumidores espanhóis mais críticos?”, pergunta lançada pelo mesmo.
Este estudo contou com a participação de 252 executivos de grandes empresas, 41 jornalistas de informação económica, 31 membros do governo, 39 analistas financeiros, 35 responsáveis de ONG´s, 38 dirigentes sindicais, 30 dirigentes de associações de consumidores e 800 cidadãos.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.