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Nota da direção editorial: Nos últimos 3 meses reinventámos o nosso trabalho
a partir de casa e conseguimos nunca parar a produção de informação. Criámos
mais e novas formas de a fazer chegar até si, apostámos em conferências na web
com momentos de reflexão e partilha de conhecimento com profissionais altamente
reputados dentro e fora de Portugal, sempre gratuitamente. Produzimos papers de
elevado interesse para decisores de empresas com as ideias mais importantes de
cada conferência/debate e preparamo-nos agora para iniciar as atividades da
nossa Empower Brands Community, na área da academia, para que o conhecimento
possa chegar cada vez mais longe e a mais pessoas enriquecendo também o
mercado. Estamos a cumprir o nosso propósito.
O momento é desafiante para as organizações que têm de se ajustar a uma nova forma de trabalhar, a um mundo em mudança e uma crise económica derivada da pandemia. Ainda assim, há empresas felizes em Portugal, segundo o estudo "Happiness Works". A ideia é avaliar a evolução da felicidade dos profissionais por setor e os resultados de 2020 demonstram que as 15 empresas mais felizes no nosso país são: Altronix, AMT Consulting, Cobelba, Ecoinside, Hilti Portugal, PHC Software, Portocargo, Prime IT, Quilaban, Samsys, Smart Consulting, Solfut, LDA, I Have The Power, YKK Portugal, Grupo Your, GSTEP, Exago, Htecnic e Lopes Barata.
Realizado
desde 2012, o estudo, que conta com a participação de 5 mil profissionais e 200
empresas, avalia o nível de felicidade das organizações em Portugal onde são
calculados o índice total da felicidade organizacional, índice de felicidade
dos colaboradores com a organização e índice de felicidade dos colaboradores
com a função que desempenham.
O
estudo "Happiness Works", fundado por Georg Dutschke
e Guilhermina Vaz Monteiro, tem
como parceiros a Lukkap Portugal, Universidade Atlântica, Revista Exame, ACEGE
- Associação Cristã de Empresários e Gestores, APG - Associação Portuguesa de
Gestão das Pessoas, Happy Brands e Sociedade Rebelo de Sousa Advogados.
Segundo
o estudo, houve um ligeiro aumento do nível de felicidade organizacional em
todos os setores de atividade em 2020, exceto das indústrias criativas,
turismo, restauração e lazer.
Um
indicador que "reflete o bom ambiente económico que se vivia até ao início
da pandemia e maior cuidado das organizações em proporcionar bem-estar aos seus
colaboradores". No entanto, apesar do problema da Covid-19 ter afetado
muitos setores de atividade, "o nível de felicidade organizacional não
decresceu com o início das medidas de restrição e proibição do trabalho
presencial" muito devido "à forma como as empresas abordaram este
problema e garantiram, no possível, o bem-estar e sustentabilidade dos
colaboradores".
Na
verdade, uma das conclusões mais importantes deste estudo é a "relação
entre felicidade organizacional e rentabilidade". Tal como nos anos
anteriores, quem é mais feliz tem um maior contributo para a
rentabilidade.
Em
Portugal, embora se assista a um crescimento da preocupação em ter
colaboradores felizes, uma grande parte das organizações ainda tem uma
"visão muito tática", ou seja, tem o cuidado de proporcionar momentos
e ações de bem-estar, como por exemplo disponibilizar fruta, ginásio, promover
eventos de equipa, etc. Apesar de positiva, esta postura não permite criar uma
cultura de felicidade organizacional já que pode não corresponder às reais
necessidades dos colaboradores para que se sintam felizes na organização.
De
destacar a Altronix, empresa especialista em soluções profissionais para
identificação automática e captura de dados, codificação de produtos e
mobilidade empresarial, e membro da Empower Brands Community, volta a estar
no ranking pelo quinto ano consecutivo.
Sandra
Rente, diretora de recursos humanos na Altronix, refere que "os
colaboradores são vistos como parte fundamental do sucesso" e por isso é
"essencial que cada colaborador se sinta pertencente à empresa, só assim
conseguiremos ter uma equipa motivada e com um elevado grau de envolvimento e
de respeito mútuo, onde cada um sabe qual o seu papel e se sente respeitado por
isso. Somos capazes de reconhecer que as diferenças são uma mais-valia e que
devidamente trabalhadas nos permitem chegar mais longe".
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