Estas foram as primeiras startups?

Pesquisa

A opinião de Fernando Paula
Estas foram as primeiras startups?
28 de Março de 2018
Estas foram as primeiras startups?
Estas foram as primeiras startups?
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Estas foram as primeiras startups?
Fernando Paula
Diretor editorial e pivot TV

A história é desconhecida para muitos mas tem paralelo na indústria e no início do século XX.


Walter Owen Bentley nasceu em Inglaterra em 1888 e desde muito jovem sonhou com o automobilismo. Nasce no seio de uma família abastada e a sua educação leva-o para o universo da engenharia mas aos 16 começa logo a trabalhar.


Estas foram as primeiras startups?

Foi engenheiro ferroviário, piloto de motociclismo, entrou no ramo automóvel através da marca DFP, que teve uma curta duração, e esteve envolvido na produção de motores de aviões na primeira guerra mundial


Mas a verdade é que foi uma simples ideia que lhe permitiu criar uma marca própria que é hoje sinónimo de luxo, de performance, a britânica Bentley.

W.O. Bentley não foi o único a criar uma marca que viria a conquistar o mundo. Quantos homens sonharam com um automóvel e criaram a sua própria marca que é hoje reconhecida em todo o mundo? Marcas como a Citroen, a Ferrari, a Porsche, a Ford, a Rolls Royce e tantas, tantas outras nasce do espírito empreendedor dos seus fundadores. Podemos assumir que esta foi uma das maiores vagas na criação de startups que ainda hoje perduram no tempo? Eu diria que sim.

Bentley inspirou-se num pisa-papéis de um escritório para revolucionar o motor dos seus automóveis.


O início do século XX foi rico em empreendedores que não só sonharam com a criação de uma marca mas que introduziram algo inovador que lhes permitiu conquistar o mercado. Bentley foi um deles. Inspirou-se num pisa-papéis de um escritório para revolucionar o motor dos seus automóveis. Deixou de usar o material utilizado na altura, o ferro fundido, e passou a produzir peças em alumínio. A fórmula de sucesso levou os seus automóveis à vitória na famosa prova 24h de Le Mans, em França, e quase 100 anos depois (a Bentley assinala 1 século em 2019) as vendas batem recordes.


São estas ideias aparentemente simples que mudaram toda a sociedade no início do século XX e ao que parece, um século depois, a fórmula repete-se. Hoje, num mundo digital, onde novas tecnologias mudam os hábitos da sociedade praticamente todos os dias, as ideias ganham peso junto das pessoas, dos indivíduos. E são eles próprios que desenvolvem empresas que vingam. Quem estava familiarizado há 20 anos com nomes e conceitos como a Google, o Facebook, o Airbnb ou a Uber?

Mas mais importante do que desenvolver e aplicar uma ideia nos dias de hoje, é preciso saber alimentar o negócio, fazer crescer e diferenciar o projeto entre tantos e tantos outros que competem entre si. Só em Portugal nasceram cerca de 600 startups num só ano. São muitas ideias de negócio e várias, certamente, não vão conseguir vingar.

Nos dias de hoje, os empreendedores terão de olhar para as lições dos visionários que deram origem a marcas como a Bentley, por exemplo, mas adaptá-las a uma visão de futuro.

Artigos Relacionados

A carregar...

fechar

Estas foram as primeiras startups?

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Estas foram as primeiras startups?

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile