Estão as marcas a esquecer-se das pessoas com mais de 45 anos?

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Estão as marcas a esquecer-se das pessoas com mais de 45 anos?
16 de Novembro de 2023
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Apesar de ser, futuramente, o grupo etário com maior poder de compra, a geração X está a ser ignorada pelas marcas e pela indústria publicitária, segundo o “Finding the Gen X Factor”, um estudo da agência de meios Wavemarker que inquiriu 200 mil pessoas dos 45 aos 60 anos à escala global.

 

92% da geração X utiliza redes sociais todos os dias e 28% desta faixa etária está presente no TikTok. No entanto, embora representem 31% da população mundial, apenas 13% deste grupo de pessoas se sente representado na publicidade nas redes sociais.

 

A percentagem de anúncios televisivos que incluem pessoas com mais de 50 anos ronda os 24%, o que revela pouco envolvimento por parte das marcas para com este grupo etário. Há também uma considerável falta de interesse nesta geração, com apenas 4% da investigação conduzida pela indústria publicitária a incluir este grupo.

 

A geração X, cujos rendimentos têm vindo a aumentar de forma constante, é responsável por 27% das despesas globais. Este grupo tem, não só um poder de compra considerável, como será o herdeiro dos triliões dos baby boomers nos próximos anos.

 

O estudo aponta ainda que a geração X é 30% mais fiável às marcas do que a população mais jovem. Além disso, as compras desta faixa etária tendem a ser motivadas pela necessidade, enquanto a geração Z tem duas vezes mais probabilidades de ter uma decisão de compra baseada em "capricho". A geração X também considera 27% menos marcas do que os consumidores mais novos.

 

"A geração X representa uma enorme oportunidade para as marcas. São consumidores altamente empenhados, leais e ricos, e não devem ser ignorados pelos anunciantes", afirma Zoe Bowen-Jones, senior insight director da Wavemaker.

 

"A nossa investigação indica que a geração X é mais fiel às marcas, tem uma maior capacidade de atenção e está mais envolvida nas redes sociais, revelando-se, em última análise, consumidores mais valiosos do que os seus homólogos mais jovens", reforça.

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