“Estamos a chegar ao ponto”: Ponto Verde lança primeira grande campanha nacional

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“Estamos a chegar ao ponto”: Ponto Verde lança primeira grande campanha nacional
1 de Outubro de 2025
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A Ponto Verde lançou esta quarta-feira, 1 de outubro, a sua primeira grande campanha nacional de comunicação, com o mote “Estamos a chegar ao ponto”, que estará no ar até ao início de novembro em televisão, rádio, imprensa, digital e outdoor.


O projeto parte de um dado revelador: sete em cada dez portugueses já separam embalagens, mas apenas um em cada dez o faz de forma correta. A iniciativa visa incentivar a reciclagem rigorosa, num contexto em que Portugal tem metas de 65% de reciclagem em 2025 e 70% em 2030.


A campanha, lançada pela Ponto Verde — cuja assinatura institucional é “Separamos Juntos” — foi desenvolvida com a colaboração de várias agências: Fuel (criatividade), Grumpy Panda (produção), Arena Media (planeamento de meios) e LPM (comunicação e redes sociais).


Segundo comunicado enviado às redações, Ricardo Sacoto Lagoa, Diretor de Marketing, Sensibilização e Comunicação da Ponto Verde, afirmou: “Através da criação da Ponto Verde, e desta campanha, queremos liderar um movimento agregador e coletivo que une cidadãos de norte a sul do País e ilhas, de todas as gerações e idades. Até porque reciclar embalagens de forma correta é um sinal de compromisso com o País e com o planeta”.


A campanha mostra momentos de convívio e personagens com quem os cidadãos se podem facilmente identificar. A publicidade revela pequenos erros comuns na reciclagem de embalagens e transforma-os em oportunidades de aprendizagem. Ambos os filmes publicitários foram construídos num registo divertido e inspiracional, com o objetivo de mobilizar todos os cidadãos para darem o próximo passo, ou seja, passar do “mais ou menos” sustentáveis para cidadãos que separam corretamente todas as suas embalagens.


Andreia Ribeiro, Diretora Criativa da Fuel, explica a abordagem criativa: “Para dramatizar o conceito ‘Estamos a chegar ao ponto’ fomos pedir emprestado o tipo de discurso que se faz quando celebramos conquistas extraordinárias. Esta dissonância entre o que se diz – ‘somos orgulhosamente mais ou menos’, ‘estive mesmo assim-assim’, ‘estamos quase a chegar ao ponto’ – e o tom com que se diz – um tom de grande exaltação e orgulho – serve-nos para mostrar o nosso ponto de forma leve e divertida, incentivando a mudança sem apontar o dedo às pessoas”.


A campanha conta ainda com a participação de Ana Galvão, Nuno Markl, Filipa Gomes e Frederico Morais, além de criadores de conteúdo digital de diferentes áreas, para ampliar o alcance junto de diversos públicos.


O lançamento segue-se a um processo de rebranding da Ponto Verde, que modernizou a sua identidade para refletir simplicidade, energia, movimento e proximidade aos cidadãos, reforçando o seu papel na promoção da sustentabilidade.

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