Newsletter
Pesquisa
O WhatsApp está a dar um pequeno passo para combater o problema crescente da desinformação com uma nova funcionalidade útil.
Reconhecendo que a sua plataforma pode ser um terreno fértil para imagens manipuladas e conteúdos enganadores, o WhatsApp está a dar um pequeno passo para combater o problema crescente da desinformação, dando aos utilizadores o poder de se tornarem verificadores de factos com uma nova funcionalidade.
De acordo com o WABetaInfo, esta funcionalidade já se encontra disponível na versão beta (2.24.23.13) da aplicação para Android, que permite aos utilizadores fazer uma pesquisa rápida na Internet sobre imagens partilhadas sem sair da aplicação.
O processo é o seguinte: Quando um utilizador recebe uma imagem sobre a qual não tem certeza, terá de abri-la, ir até ao menu no canto superior direito e pressionar a opção “Search on Web”. Esta ação inicia uma pesquisa de imagem com recurso ao Google, podendo fornecer um contexto valioso e revelar se a imagem foi alterada ou deturpada.
Além disso, para garantir a privacidade, o WhatsApp garante aos utilizadores que, embora a imagem seja enviada para o Google para pesquisa, nunca é partilhada ou processada pelo próprio WhatsApp. A funcionalidade é também totalmente opcional, dando aos utilizadores controlo total sobre se pretendem utilizá-la ou não.
Em termos práticos, o objetivo da nova função é dar aos utilizadores a opção de investigar imagens questionáveis sem o habitual incómodo de descarregar ou carregar conteúdos noutro local.
A funcionalidade apenas ainda está disponível para os utilizadores da versão beta, e não há previsão de quando chegará aos utilizadores da versão final.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.