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Há muito que as marcas têm vindo a apelar a novos
comportamentos de consumo, sobretudo no que toca à reciclagem de resíduos.
Mas
as concessionárias EGF, grupo líder no tratamento e valorização de resíduos em
Portugal quis ir mais longe na sensibilização para o tema ao lançar aquela que
dizem ser a maior campanha de sensibilização ambiental alguma vez desenvolvida
em Portugal com fundos europeus.
Com
um investimento de mais de um milhão de euros, o movimento "O futuro do
Planeta não é reciclável" apela à prevenção, reutilização e reciclagem de
resíduos urbanos. Com realização de Rúben Alves, autor do filme "A
Gaiola Dourada", a campanha pretende levar o cidadão à ação e a fazer
parte de um movimento coletivo, através da adoção de comportamentos ambientais adequados
na sua gestão diária e ao assumir o seu papel de gestor de recursos, numa
cadeia de valor da qual fazem parte a EGF e as suas concessionárias.
“Esta é uma campanha muito importante para o grupo
EGF. Contámos com o envolvimento de todas as concessionárias, colaboradores e
parceiros, para criarmos, em conjunto, um movimento ambiental coletivo que vai
fazer a diferença”, referiu em comunicado Emídio Pinheiro, presidente do
conselho de administração da EGF.
Esta
campanha integra a candidatura Comunicação Ambiental Estratégica, apresentada
pelas concessionárias EGF e aprovada pelo POSEUR para o período 2016-2020 com
um cofinanciamento de 85%. Para a sua concretização foi realizado um concurso
público com publicidade internacional, tendo sido concretizada a adjudicação
pelo valor de 1.061.732€.
Uma
campanha que provoca consciências
O filme publicitário tem como objetivo provocar
consciências e levar à mudança necessária de comportamentos ao dar rosto e voz
aos milhares de trabalhadores deste setor de atividade. Além disso, é
ainda realçado o papel dos municípios e organizações, que são convidados a
promover esta campanha nas suas regiões.
Também a atriz Ana Varela, o humorista, António
Raminhos, o cantor Toy e o artista urbano Xico Gaivota vão ajudar a dar voz a
este movimento, através de várias ações nas redes sociais e na criação de uma
instalação para celebrar o movimento. Serão também promovidos eventos e
participações regionais, bem como ações de educação ambiental no terreno, como
o Programa Ecovalor e o Recycle Bingo.
A campanha publicitária multimeios, cuja criatividade
esteve a cargo da Tux & Gill, vai estar presente em vários suportes
nacionais e regionais - imprensa, rádio, outdoors e televisão -, destacando-se
as ações integradas nos programas The Voice Portugal, Big Brother e Manhãs da
Rádio Comercial.
Foram ainda aplicados cuidados especiais de inclusão e
diversidade aplicados nesta campanha, entre os quais, a legendagem dos filmes,
a implementação das regras na ordenação dos contentores (azul, verde e
amarelo) para invisuais e a criação de uma tatuagem com aplicação dos
símbolos ColorADD.
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