Está disposto a partilhar os seus dados das redes sociais com o Governo?

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Estudo da Kaspersky mostra que sim
Está disposto a partilhar os seus dados das redes sociais com o Governo?
10 de Julho de 2020
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Para que entenda melhor esta notícia, é necessário que esteja a par do conceito de qualificação social, são nada mais nada menos que “algoritmos automatizados baseados no comportamento dos utilizadores e na sua influência na Internet. Inicialmente, estes algoritmos de avaliação foram introduzidos por instituições financeiras e de comércio eletrónico. Atualmente (…) governos e organizações podem ser capazes de avaliar quem tem direito a uma ampla gama de serviços com base nestas pontuações”.

 

Agora imagine um mundo onde para comprar casa ou conseguir um empréstimo, aquilo que contava era a sua prestação nas redes sociais. Pode parecer demasiado, mas a verdade é que “na China, está já em desenvolvimento um sistema de “crédito social”, construído a partir dos dados pessoais que os cidadãos disponibilizam às aplicações móveis e que poderá determinar o acesso ao emprego ou aos melhores lugares de um comboio.” Nestes contextos, os sistemas de qualificação social medem o potencial de uma pessoa com base nas suas ações e no seu círculo de amigos, também online.

 

A multinacional de ciber segurança Kaspersky, estudou esta tendência em Portugal e concluiu que mais de 30% dos portugueses permitiria que o Governo monitorizasse a sua atividade nas redes sociais.

A crescente adesão às diferentes plataformas sociais tem-se sentido em força, principalmente nesta altura em que as pessoas estão em casa devido ao confinamento.

 

De acordo com o relatório partilhado pela da Kaspersky, apenas 19% dos portugueses que participaram nesta investigação tinham ouvido falar em sistemas de qualificação social, ainda assim metade dos inquiridos admite que partilharia informação privada para aceder a melhores oportunidades de emprego (52%), melhores tarifários e descontos (36%) ou serviços especiais (35%).

 

O inquérito online Social Credits and Security: embracing the world of ratings, contou com a participação de 10.500 consumidores de 21 países diferentes, sendo a amostra de cada país composta por inquiridos com mais de 17 anos.

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